Memórias são histórias e desse quesito Memórias Reluzentes entende. Afinal, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, centenas de pessoas foram à Praça da Matriz, em Igarapé, para prestigiar encontros que celebraram a alegria de um recomeço. Agora, o evento está de volta com mais um pouco de novidades para contar.
Entre 24 e 26 de janeiro, a cidade recebe uma sequência de oficinas para aprendizado da técnica de contação de história, disponíveis aos moradores e visitantes da cidade. Ocorre na Casa da Cultura de Igarapé (Rua São Vicente, 1100 – Três Poderes), com participação gratuita e livre a pessoas de todas as idades, em turnos distintos pela manhã e a noite.
Ministrados pela bailarina e atriz Giovanna Barbosa, docente em teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão aulas rápidas para aprimorar a técnica da contação de histórias. O material apresentado vai desde a técnica corporal a até a importância do conto escrito na última aula. Serão três aulas, uma a cada dia, com duração média de três horas cada uma.
As inscrições acontecem online, através do site: https://contate.me/oficinadehistorias, mas também podem ser realizadas presencialmente pessoalmente na Casa de Cultura de Igarapé, de segunda à sexta-feira entre 8h e 17h. Ao se inscrever, o participante escolhe se participara do evento no período da manhã, decorrente entre 8h e 11h, ou se participa do período noturno, decorrente entre 18h e 21h.
O evento é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do estado de Minas Gerais, tem patrocínio da CEMIG, e apoio da Prefeitura Municipal de Igarapé, Pomar Cultural e é uma realização da Results Gestão através da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Programação
25/01 – quarta-feira
A partir de 8h ou a partir de 18h
Recepção e apresentação da turma;
Oficina teórica de introdução ao conto;
Trabalho corporal direcionado a desenvoltura do contador em cena.
26/01 – quinta-feira
A partir de 8h ou a partir de 18h
Estudo sobre a utilização de objetos para contar histórias;
Prática de criação através dos jogos de improvisação;
Prática de como desenvolver o conto em diversos ambientes;
Criação coletiva teórica de um novo conto.
27/01 – sexta-feira
A partir de 8h ou a partir de 18h
Criação prática do conto escrito na última aula;
Apresentação da prática que desenvolveram nos dias de oficina;
Considerações finais e entrega de certificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário