10 janeiro 2023

2023, vida nova: saiba como colocar a atividade física de vez na sua rotina

 

Rapha Kombat dá dicas simples para quem quer que os exercícios passem de promessa de início de ano à rotina em 2023.


Todo começo de ano ressurge a promessa de começar a praticar a atividade física de uma vez por todas. As pessoas até tentam, arriscam uma semana, duas. Mas na terceira a rotina e a correria do dia a dia acabam com as boas intenções antes mesmo de começar a tomar gosto pela coisa. E de nada adianta um programa de exercícios que promete maravilhas, mas simplesmente não é compatível com a agenda do ser humano moderno.

Pensando nisso, separei quatro dicas simples que podem ajudar na busca pela regularidade.

1. É importante encontrar uma atividade física que te dê prazer.

Muitas pessoas me dizem que não gostam de fazer atividade física, mas nunca tentaram! Ou, se tentaram, nunca experimentaram algo que realmente gostem. Nunca experimentaram a sensação prazerosa após correr, dançar, treinar… Sim, existe prazer em se fazer atividade física! Você só precisa aprender a identificar qual é a que te dá a sensação de bem-estar.

2. Treine logo pela manhã

A melhor hora para treinar é a hora em que você pode fazer o treino direito. Pode ser de manhã, à tarde ou à noite. Seu corpo se adapta às condições da sua vida. O mais importante é estar bem alimentado e pronto para o que virá naquele dia. Porém, se o seu objetivo é acabar com a preguiça, talvez treinar logo pela manhã seja mais interessante, simplesmente para minimizar as chances de você acabar enrolando e não treinando.

3. Mantenha-se motivado para treinar

Sem dúvida um dos principais motivos que levam as pessoas a iniciar atividades físicas é a aparência do próprio corpo. Ou seja, perder aqueles quilinhos indesejáveis que tanto incomodam ou então, ganhar massa muscular. É preciso entender que os resultados dos exercícios não são imediatos. E isso, é claro, pode desmotivar e fazer com que as pessoas abandonem a rotina de exercícios físicos. Para evitar esse risco, estabeleça mini metas para o dia a dia. Se o objetivo é emagrecer, por exemplo, ao invés de definir uma meta de 10kg, fracione-a em metas menores, como de 1kg ou 2kg por semana. Desse modo, se alcança as pequenas conquistas ao longo do processo, o que vai dar mais ânimo e motivação.

4. A força do hábito

De acordo com alguns estudos, são necessários 21 dias para se instalarem alguns hábitos (como treinar e comer melhor). Insista, porque o primeiro mês é muito importante para o sucesso do seu programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

  Pesquisa mostra que um a dois dias por semana no escritório é o ideal para a produtividade; Campanha promovida pela Woba abrange mais de 2...