27 janeiro 2023

Dia da Visibilidade Trans: "Somente com a educação transformamos e incluímos vidas"

 

Por meio de ações, qualificação e parcerias, o Senac atua para a inclusão de profissionais e alunos trans no mercado de trabalho 

Em 29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. A data foi instituída em 2004, para marcar a luta pela garantia de direitos, pelo reconhecimento de suas pautas, identidades e visibilidade. A data também busca sensibilizar a população a enxergar os crimes de ódio que são cometidos contra a comunidade trans. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a cada 48h, um travesti ou mulher transexual é assassinada em nosso país. Por isso, a expectativa de vida da população trans no Brasil seja a menor do mundo: em torno de 35 anos.   

A falta de inclusão acarreta, entre vários desdobramentos, a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. De acordo com o Relatório da violência homofóbica no Brasil, divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), 90% das pessoas trans recorrem a prostituição como profissão, em algum momento da vida. Uma das propostas para modificar essa realidade é a capacitação profissional, visando garantir oportunidades e equidade.  

Travestis e Transexuais no mercado de trabalho 

Por causa do preconceito e da estigmatização, a procura por um emprego formal se tornou um caminho de exclusão para as pessoas transgênero. Segundo a Antra, 20% da população transsexual está fora do mercado de trabalho. Mesmo com a Lei nº 7.716/89, que prevê os crimes resultantes de preconceito e discriminação, muitas empresas ainda não se adequaram a normalização e recepção dessa comunidade.   

A Coordenadora de Educação Inclusiva do Senac, Juliana Gaudêncio, evidencia que as empresas se beneficiam com a contratação de um público diverso. “Resultados positivos foram obtidos em empresas onde líderes promovem a diversidade e se mostram comprometidos com a inclusão em suas equipes. Pessoas diversas no ambiente de trabalho trazem mais engajamento, criatividade e entregas, além da marca ser mais lembrada pelos consumidores. Pessoas trans querem muito trabalhar e possuem total competência para tal, basta um processo seletivo adequado.” Juliana ainda destaca que por possuírem vivências e pensamentos distintos da maioria, os colaboradores trans contribuem para diferentes perspectivas na tomada de decisão.   

Oportunidades e inclusão 

Consciência de sua atuação social, o Senac em Minas realiza ações para que a inclusão dessas pessoas ocorra de fato. Atividades de acolhimento, apoio e sensibilização são executadas para gerar mais equidade e oportunidades. A gestora explica que “além das ações e adaptações para receber esses grupos na instituição, as equipes do Senac são permanentemente preparadas para acolhê-los”.  

A instituição também atua em prol da causa por meio de parcerias. O Senac, juntamente ao Shopping Cidade e outros agentes, participa da Capacitação e Inclusão de Mulheres Trans no mercado de trabalho com o propósito de promover oportunidades de emprego para mulheres transgênero nas lojas do shopping, administração e empresas terceirizadas. Juliana Gaudêncio afirma que “em 2022, em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais, recebemos mulheres trans em nossos cursos para serem capacitadas e terem a oportunidade de ingressar ou reingressar no mercado de trabalho. Esta parceria deverá ter continuidade em 2023, pois, somente com a educação transformamos e incluímos vidas”.  

Inclusão na prática 

Respeitar o potencial das pessoas é o primeiro passo para acabar com o preconceito. Rafa Marques, docente do curso Técnico em Enfermagem do Senac em Coromandel, salienta que o acesso à informação tem mudado o mercado de trabalho. “Está mais aberto à inclusão. O maior ganho é dar o poder da voz para uma minoria, que por décadas vem sendo calada, violentada e oprimida por uma sociedade carregada de estigmas e preconceitos.” 

Rafa Marques avalia ainda que a sua trajetória no Senac contribui e influencia a inclusão de outras pessoas: “Poder ter uma mulher trans como docente de um curso traz visibilidade e mostra para todas as comunidades LGBTQIA+ que podemos estar e conquistar tudo por meio da educação e da profissionalização”. 

Um dos destaques da 4ª Edição das Competições Senac de Educação Profissional - Etapa Estadual, a estudante Sara Isabela, aluna do Curso Técnico de Cabeleireiro do Senac em Conselheiro Lafaiete, concorda e avalia que sua presença em sala de aula contribuiu para que outras meninas e meninos participem e tenham a mesma oportunidade que ela teve. “O Senac me deu essa segurança e essa possibilidade, de executar e trabalhar da melhor forma, sendo eu mesma, sem restrições. Isso é algo muito bom porque dá uma confiança. É um acolhimento, é um abraço que a gente recebe e é válido para todas as pessoas.” 

O maior desafio da inclusão na prática é a marginalização que a sociedade criou sobre Travestis e Transexuais. Rafa ressalta para a população trans que “temos que mostrar que somos iguais, vivemos na mesma sociedade, pagamos impostos, trabalhamos e fazemos nossa parte social. Oportunidades e educação mudam vidas”. Nesta mesma linha, a estudante Sara Isabela aponta também que “são pessoas que querem agregar e querem trabalhar. É muito importante englobar esses profissionais e mostrar que não existe diferença no trabalho, que todos nós somos iguais”.  

De acordo com a docente Rafa Marques, há ainda um caminho a percorrer para tornar essa inclusão uma realidade. “No contexto atual, a importância da luta da população trans é uma forma de resiliência à frente de toda a causa.” 

Foto: Getty Images

Senac oferece 21 vagas de trabalho em Minas Gerais

 

E Rede de Carreiras divulga 11 oportunidades de emprego em diversas cidades  

O Senac está com 21 vagas abertas para atuar em diferentes áreas da instituição em todo o estado. Há oportunidades em Ituiutaba, Três Corações, Guaxupé, Pouso Alegre, Juvenília, Santo Antônio do Retiro, Rubelita, Comercinho, Miravânia e Divisópolis, entre outras cidades.

São vinte vagas para o corpo docente e uma para o setor administrativo. O período de inscrição varia de acordo com a oportunidade. As vagas englobam as áreas de saúde, gestão, idiomas, beleza e informática e são extensivas para pessoas com deficiência (PCDs) e reabilitados pelo INSS. As informações sobre o período de inscrição de cada oportunidade e a realização do cadastro estão disponíveis no site do Senac. Confira algumas das vagas ofertadas:  

Instrutor - Técnico em Enfermagem | Ituiutaba – Inscrições até 29/01 

Auxiliar Administrativo - Departamento Pessoal | Três Corações – Inscrições até 29/01  

Instrutor - Inglês | Guaxupé – Inscrições até 29/01 

Instrutor - Inglês | Pouso Alegre – Inscrições até 29/01 

Instrutor - Assistente Administrativo | Juvenília – Inscrições até 05/02 

Instrutor - Atendente de Farmácia | Santo Antônio do Retiro – Inscrições até 05/02 

Instrutor - Cabeleireiro | Rubelita – Inscrições até 05/02 

Instrutor - Assistente Administrativo | Comercinho – Inscrições até 05/02 

Instrutor - Assistente Financeiro | Miravânia – Inscrições até 05/02 

Instrutor - Programador Web | Divisópolis – Inscrições até 05/02 

Instrutor - Assistente de RH | Jacinto – Inscrições até 05/02 

Instrutor - Aprendizagem Comercial | Silverânia – Inscrições até 05/02 

Instrutor - Técnico em Agronegócio | Guaxupé – Inscrições até 05/02 

Instrutor - Técnico em Agronegócio | Três Corações – Inscrições até 05/02

Instrutor - Assistente Administrativo | Joaíma – Inscrições até 05/02 

Banco de Talentos  

Além destas oportunidades, o Senac está recebendo inscrições para o Banco de Talentos, para a Pessoas com Deficiência (PCDs) e Reabilitados do INSS para atuar nas unidades da Grande Belo Horizonte e das regiões Norte e Leste, Triângulo Mineiro, Sul e Zona da Mata.   

Todas as pessoas com deficiência que se interessarem deverão se candidatar e a seleção ocorrerá de acordo com as vagas disponíveis, os requisitos do cargo, as experiências e expectativas de carreira do candidato. Este cadastro será utilizado para identificar candidatos e candidatas para vagas de todas as áreas de negócio do Senac em Minas.   

Vagas no portal Rede de Carreiras  

O Rede de Carreiras, um serviço gratuito do Senac em Minas, divulga 11 oportunidades de emprego abertas em diferentes cidades do estado. São vagas de empresas parceiras que estão disponíveis no portal do Rede de Carreiras. As pessoas interessadas deverão acessar www.rededecarreiras.com.br, realizar o cadastro no botão “Candidato” e se inscrever no menu “Oportunidades”, nas vagas do seu interesse. Confira as oportunidades divulgadas:    

Belo Horizonte 

Auxiliar de Departamento Pessoal - 1 vaga – Salário: R$1800,00 

Auxiliar Administrativo - 1 vaga – Salário: R$1500,00 

Assistente Comercial - 2 vagas – Salário: R$2000,00 

Técnico em Telecomunicações - 1 vaga – Salário: R$2000,00  

Contagem 

Projetista Planejador - 1 vaga – Salário: R$2500,00  

Assistente Contábil - 1 vaga – Salário: R$2000,00  

Governador Valadares 

Supervisor de Vendas - 1 vaga – Salário: R$2790,00  

Patos de Minas 

Atendente de Peças Automotivas - 1 vaga – Salário: R$1500,00  

Curvelo 

Técnico de Instalação - 2 vagas – Salário: R$1320,00  

Sobre o Senac em Minas  

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.  

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.  

Serviço:  

Vagas de emprego no Senac e no Rede de Carreiras 

Inscrições pelo site do Senac e pelo portal www.rededecarreiras.com.br 

26 janeiro 2023

Aprendizagem em Tecnologia da Informação vai capacitar jovens entre 15 e 21 anos

Promovido pela Fundação CDL-BH, o curso irá atender participantes do Programa Educação e Trabalho. Podem participar moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), ampliou sua grade de capacitação dos adolescentes inscritos no Programa Emprego e Trabalho (PET) da entidade.

A partir de agora, além dos cursos de Administração, Comércio e Serviços e Logística, os participantes terão à disposição a formação em Tecnologia da Informação (T.I). Os interessados em fazer parte, precisam estar inscritos no PET, mesmo que ainda não estejam contratados por uma empresa parceira, ter entre 15 e 21 anos, residir em Belo Horizonte ou Região Metropolitana e possuir conhecimento básico em informática. 

Aqueles que tenham mudado algum dado cadastral, como endereço ou telefone de contato, devem realizar nova inscrição do PET para atualização das informações. O cadastro poderá ser feito até o dia 15 de fevereiro pelo link: https://bit.ly/3XqzTDu 

Por meio desta modalidade, o aprendiz poderá atuar em áreas como suporte ao cliente/usuário, assegurar o funcionamento de hardware e software, edição de textos e imagens, entre outras.  As aulas serão realizadas uma vez por semana, ao longo do contrato de 16 meses. 

“Com este novo curso, a Fundação CDL-BH espera inserir no mercado de trabalho centenas de jovens e impactar positivamente a vida social, econômica e cultural dessas pessoas”, afirma o presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink. O presidente da entidade destaca ainda que o programa PET também está aberto a empresas que desejam ter no seu grupo de funcionários jovens aprendizes. 

Sobre o Programa Emprego e Trabalho (PET)

Realizado pela Fundação CDL-BH, desde 2000, o PET já capacitou quase 21.015 jovens por meio de oficinas, promoveu a inserção de mais de 11 mil no mercado de trabalho como aprendizes e alcançou a efetivação de 3.435 como funcionários. 

O programa técnico-profissional prevê a execução de atividades teóricas e práticas através da Lei da Aprendizagem. Os jovens possuem duas opções de contrato: contrato de 11 meses, carga horária diária de seis horas e salário de R$ 854; contrato de 16 meses, carga horária diária de quatro horas e salário de R$ 569. 

“Ao contratar o Programa de Aprendizagem da Fundação CDL-BH, as empresas parceiras potencializam a produção, e também exercem a responsabilidade social, por meio do cumprimento de quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030)”, destaca Mayrink.

25 janeiro 2023

Conexões que transformam: torne-se um profissional diferenciado e decole profissionalmente em 2023

 

O mercado de trabalho passa por constantes mudanças, muitas delas causadas pela presença de novas tecnologias e mudanças na forma de consumo

O profissional que não se adapta corre sérios riscos de ficar defasado, assim como acontece quando não aprimora as habilidades técnicas necessárias. Nesse sentido, o futuro dele também requer o desenvolvimento de competências comportamentais.

Foi pensando em apoiar esses profissionais, que desejam dar um “UP “na carreira, que um grupo de mulheres que trabalham no desenvolvimento e engajamento desses profissionais para o mercado, resolveram criar o evento “CONEXÕES QUE TRANSFORMAM”.

O objetivo desse evento é trazer “insights” que vão nortear profissionais para o desenvolvimento de habilidades que são necessárias para o sucesso na carreira. Durante os painéis terão dicas práticas para acelerar o desenvolvimento, aprimorando características que as empresas buscam na hora de contratar.

Para os primeiros 30 inscritos:

- disponibilizaremos um fotógrafo profissional para que possam tirar uma foto para atualizar seu perfil no LinkedIn.

(Os 30 primeiros inscritos poderão usufruir do benefício entre 18h30 e 19h, então é importante chegar mais cedo e vir preparado para a sua foto.) 

- disponibilizaremos para todos os inscritos um Teste DISC e um teste STARTRUST (versão gratuita) primeira ferramenta capaz de medir e desenvolver a confiança como habilidade humana.


Descrição do evento

Dia 08/02 Quarta-feira

Inscrições pelo sympla

Local: Omni Recepções e Eventos - Rua Laranjal, 38 Anchieta – BH

- 18:30 | Recepção e fotos profissionais para perfil do LinkedIn

- 19:00 | Coffee e network 

- 19:30 | 1) painel: tudo comunica - Adriane Victor e Nina Peixoto

Como utilizar a comunicação verbal e não verbal a seu favor e potencializar suas habilidades para ser atrativo para o mercado de trabalho.

Cuide de sua marca pessoal através do que você comunica.

O poder da Confiança na comunicação.


- 20:15 | 2) painel: autoconhecimento e carreira - Cilene Noman e Anna Peluso

Atuamos em um projeto inovador e completo, no direcionamento mais assertivo e compatível com o perfil e valores motivacionais dos indivíduos além de todas as tendências e aplicabilidades mais atuais par sua carreira.

Oferecemos preparação direcionada para “vocação e carreira” de forma aplicada com metodologias atuais e certificadas;

Compreensão das tendências do mercado de trabalho;

Conhecimento dos soft skills a ser desenvolvidos para se diferenciar no mercado;

Se tornar único e diferenciado, mediante ao autoconhecimento é a chave indispensável no mercado tão competitivo;


- 21:00 | 3) O futuro do trabalho - Dayanna Rodrigues e Rosilene Rezende 

O mundo mudou e com eles novas habilidades são necessárias para sucesso dos profissionais. Quais características as empresas buscam na hora de contratar? Quais são as competências do futuro ? Nesse painel você terá insights e dicas práticas para acelerar seu desenvolvimento.

Mini Bio das palestrantes:

Adriane Victor

Fonoaudióloga, mentora em Comunicação de Alta Performance. CBA em Marketing pelo IBMEC. Certificada em Startrust- Primeira ferramenta capaz de medir e desenvolver a confiança como habilidade humana.

Anna Peluso

Executiva especializada em desenvolver e capacitar pessoas para ter uma Carreira de Sucesso. Graduada em Relações Públicas, MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Liderança Organizacional. No mercado corporativo atuou como Diretora de Recursos Humanos no segmento esportivo, Cruzeiro Esporte Clube, jornada de mais de 16 anos, liderando várias pessoas, atletas e parceiros. Desde 2020, está à frente da Anna Peluso Consultora de Carreira & Headhunter, na orientação de pessoas potencializando o perfil profissional desde as tendências do mercado de trabalho, norteando as melhores práticas com as melhores técnicas, e diretrizes que farão a diferença para o SUCESSO PROFISSIONAL.

Cilene Noman

Comunicóloga e especialista em gestão de negócios. Atua há mais de 32 anos em empresas de diferentes segmentos e todos os portes. Sua experiência inclui a vivência com grandes empresas como o Jornal Estado de Minas, Fundação Dom Cabral e a Claro, a gestão e consultorias de franquias no ramo de alimentação saudável e os contínuos desafios da representação comercial. Desde 2017, está à frente da Noman Desenvolvimento, sendo facilitadora, consultora e mentora em processos de coach, consultoria, mapeamento de perfil, capacitação e desenvolvimento humano e organizacional.

Dayanna Rodrigues

Fundadora da Moveon. Atuou como diretora de cultura e inovação em uma boutique de tecnologia. Foi gerente de desenvolvimento organizacional Latam na Stefanini; Executiva de contas na Gupy e Speaker de Inovação para RHs através de parceiros como ABTDRH, ABRH, Amcham, CONARH, entre outros fóruns em todo Brasil. MBA em gestão estratégica de Negócios pela UNA BH, diretora de eventos no IFLSP. Possui mais de 15 anos de experiência em Recursos humanos, ocupando posições de liderança e atuando em empresa de grande porte, nacionais e multinacionais; Co Autora do Livro: "O Novo Líder"; Top 10 Líder que sabe lidar- Premiação realizada pela Vitalk

Nina Peixoto

Consultora de Imagem, empresária e Administradora de Empresas pela Fumec. Trabalhou em 3 multinacionais. Em 2011 realizou transição de mercado para o setor de moda e beleza onde abriu sua própria empresa. Lecionou no Senac por 3 anos e possui larga experiência em colorimetria.

Rosilene Rezende

Formada em Contábeis, Controladoria e Auditoria, com sólida experiência em Gestão Administrativa Financeira, com foco em análise de resultados, budget, forecast, implantação de processos. Profissional com mais de 16 anos de experiência em atuação estratégica, sempre em parceria com Recursos Humanos, atuando em Multinacionais como ID Logistics, Ambev e Amazon.

Pela primeira vez na capital mineira Festival 2000 Rock Fest desembarca em BH

O Mineirão será palco do festival no dia 15 de abril, reunindo grandes nomes da música que marcaram toda uma geração como Pitty, Charlie Brown Jr, Detonautas, Di Ferrero e Fresno.

Pela primeira vez na capital mineira, a primeira edição do 2000 Rock Fest, acontece no dia 15 de abril, sábado, na Esplanada do Mineirão, com grandes atrações. O festival vai reunir os principais nomes do rock brasileiro dos anos 2000, em um mega evento, trazendo Pitty, Charlie Brown Jr, Detonautas, Di Ferrero e Fresno. Os ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 08 de fevereiro, no site www.meep.com.br .

O evento terá três setores: Pista, Pista Premium e Backstage, com um line-up surpreendente, as bandas vão se apresentar no mesmo palco, e estão preparando apresentações emocionantes, sendo este o maior festival nacional do gênero.

Além disso, o público poderá escolher a 6ª banda do Festival, através do instaram @2000rockfest.

Sobre as atrações:

Considerada uma das maiores representantes do rock brasileiro contemporâneo e uma grande potência do rock, Pitty celebra seus 30 anos de carreira com repertório extraordinário, “Noite Inteira”, “Roda”, “Bicho Solto”, “Tempo de Brincar”, “Me Adora”, “Teto de Vidro”, “Equalize” e “Serpente” são algumas das canções

Quem também celebra 30 anos é o CHARLIE BROWN JR, projeto de Marcão Britto e Thiago Castanho, que estão de volta aos palcos para tocar os grandes sucessos da banda. O vocal fica por conta de Egypcio (Tihuana), com toda sua personalidade, representando e respeitando a história! No set list, “Proibida Pra Mim”, “Só os Loucos Sabem”, “Papo Reto”, “Céu Azul”, entre outras.

Detonautas sobe ao palco apresentando seus grandes sucessos para o público, como "Olhos Certos", "O Dia Que Não Terminou", "O Retorno de Saturno", "Quando o Sol Se For", "Por Onde Você Anda", "Você Me Faz Tão Bem", "Um Cara de Sorte" entre outras.

Já Di Ferrero, ex-vocalista do Nx Zero, apresenta a turnê "UMA BAD FARRA”, no set list estão os sucessos “A onde é o Céu”, “Intensamente”, parceria com Vitor Kley, “Descansa”, com Clarissa, “Sentença”, “Razões e Emoções”, entre outras.  

Fresno apresenta seus sucessos como, “Diga”, “Alguém Que Te Faz Sorrir”, “Desde Quando Você Se Foi” e muitas outras.

Com uma mega estrutura no palco do Mineirão, O 2000 Rock Fest promete ser inesquecível e fazer a alegria dos fãs. Se prepare para vivenciar momentos únicos! Adquira os ingressos em lote promocional e limitado, a partir do dia 8 de fevereiro no site da Meep.

Serviços - 2000 Rock Fest

Data: 15 de abril (sábado)

Local: Mineirão - Belo Horizonte / MG

Valores:

Pista: R$160,00

Front Stage: R$280,00

Backstage: R$580,00

Ingressos: pelo site Meep

Infos / Whatsapps: (31) 97222.2424 

Realização: Secreto & Ímpar Shows

24 janeiro 2023

Igarapé recebe oficina de contação de histórias

Memórias são histórias e desse quesito Memórias Reluzentes entende. Afinal, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, centenas de pessoas foram à Praça da Matriz, em Igarapé, para prestigiar encontros que celebraram a alegria de um recomeço. Agora, o evento está de volta com mais um pouco de novidades para contar.

Entre 24 e 26 de janeiro, a cidade recebe uma sequência de oficinas para aprendizado da técnica de contação de história, disponíveis aos moradores e visitantes da cidade. Ocorre na Casa da Cultura de Igarapé (Rua São Vicente, 1100 – Três Poderes), com participação gratuita e livre a pessoas de todas as idades, em turnos distintos pela manhã e a noite.

Ministrados pela bailarina e atriz Giovanna Barbosa, docente em teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão aulas rápidas para aprimorar a técnica da contação de histórias. O material apresentado vai desde a técnica corporal a até a importância do conto escrito na última aula. Serão três aulas, uma a cada dia, com duração média de três horas cada uma.

As inscrições acontecem online, através do site: https://contate.me/oficinadehistorias, mas também podem ser realizadas presencialmente pessoalmente na Casa de Cultura de Igarapé, de segunda à sexta-feira entre 8h e 17h. Ao se inscrever, o participante escolhe se participara do evento no período da manhã, decorrente entre 8h e 11h, ou se participa do período noturno, decorrente entre 18h e 21h.

O evento é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do estado de Minas Gerais, tem patrocínio da CEMIG, e apoio da Prefeitura Municipal de Igarapé, Pomar Cultural e é uma realização da Results Gestão através da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Programação

25/01 – quarta-feira

A partir de 8h ou a partir de 18h

Recepção e apresentação da turma; 

Oficina teórica de introdução ao conto; 

Trabalho corporal direcionado a desenvoltura do contador em cena.


26/01 – quinta-feira

A partir de 8h ou a partir de 18h

Estudo sobre a utilização de objetos para contar histórias; 

Prática de criação através dos jogos de improvisação; 

Prática de como desenvolver o conto em diversos ambientes; 

Criação coletiva teórica de um novo conto.


27/01 – sexta-feira

A partir de 8h ou a partir de 18h

Criação prática do conto escrito na última aula; 

Apresentação da prática que desenvolveram nos dias de oficina; 

Considerações finais e entrega de certificados.

Faculdade Senac de Gastronomia promove "Visita com Sabor"

Foto: Genilton Elias

O tour guiado com vivência na cozinha pedagógica será realizado nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro em novo endereço da unidade. As vagas são limitadas 


Quem tem interesse na área de gastronomia e pensa em iniciar ou fazer transição de carreira para esse setor poderá aproveitar duas oportunidades para conhecer de perto o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac de Belo Horizonte (Rua dos Goitacazes, 1159 – 6º andar – Barro Preto). A Faculdade vai realizar a Visita com Sabor, nos dias 25 de janeiro, das 9h às 11h, e 1º de fevereiro, das 19h às 21h.  

O objetivo da atividade é oferecer ao público a possibilidade de conhecer a estrutura física, didática e curricular da Faculdade de Gastronomia, por meio de um tour guiado com colaboradores do curso, de forma a vivenciar na cozinha pedagógica a demonstração do preparo e degustação de um saboroso Ceviche.  

A Visita com Sabor é uma ação gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla pelos links Visita com Sabor 25/01 e Visita com Sabor 01/02. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3048-1310 (WhatsApp) e 0800 724 4440.  


Sobre o Senac em Minas  

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.   

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.  


Serviço: 

Visita com Sabor – Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac 

Datas: Dia 25 de janeiro - 9h às 11h/ 1º de fevereiro - 19h às 21h 

Local: Faculdade Senac em BH  

Endereço: Rua dos Goitacazes, 1159 – 6º andar – Barro Preto – NOVO ENDEREÇO 

Inscrição gratuita por meio dos links clicando nas datas: Dia 25/01  /  Dia 1º/02

Informações: (31) 3048-1310 (WhatsApp) / 0800 724 4440 


Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

  Pesquisa mostra que um a dois dias por semana no escritório é o ideal para a produtividade; Campanha promovida pela Woba abrange mais de 2...