O Bloco de Belô, o primeiro bloco dos comunicadores da capital mineira, apresenta o Axé & Negócios – isso dá Carnaval!, primeiro seminário sobre Carnaval e Negócios direcionado aos blocos de rua da capital mineira.
O evento será realizado no dia 20 de outubro (quinta-feira) a partir das 14h, no Cinema do Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro). A iniciativa faz parte da proposta aprovada pelo Edital de Chamamento Público de Concessão de Auxílio Financeiro aos Blocos de Rua do Carnaval de Belo Horizonte, onde o Bloco de Belô alcançou 28 dos 30 pontos distribuídos pela Belotur.
O Seminário Axé & Negócios – isso dá Carnaval! é voltado aos representantes dos blocos do carnaval de rua e suas equipes. Será dividido em quatro eixos de palestras – Capacitação, Comunicação, Patrocínios & Negócios, Projetos Sociais. A intenção é promover uma grande troca de experiências, fazeres e olhares, mostrando a diversidade dessa festa popular que conquistou o coração dos belo-horizontinos. Além de capacitar os responsáveis pelos blocos de rua, colaborando na melhor gestão de suas agremiações festivas e culturais, fomentando e tornando-os mais sustentáveis socialmente e economicamente.
No eixo CAPACITAÇÃO, o pesquisador independente, consultor e mentor em processos criativos e colaborativos, André Martinez, ministrará a palestra “Competências colaborativas e o olhar compartilhado como prática de Integração”. O módulo será online a partir das 14h15.
No eixo COMUNICAÇÃO, o compositor, músico e vocalista do Bloco de Belô, o baiano Alex Rhodrigues, falará sobre a “Comunicação por meio das composições autorais”. Ele pretende mostrar que a comunicação de um bloco de rua pode ser escrita por meio de as músicas próprias e assim alcançar centenas de foliões.
Já em PATROCÍNIOS & NEGÓCIOS, Pedro Nasser, CEO da Brodr, primeiro marketplace dedicado a royalties musicais no Brasil, proferirá palestra sobre o tema “As NFts invadem a folia do Carnaval”. Como as NFts podem se tornar um bom negócio para os blocos de carnaval por meio de experiências.
Dividindo o eixo, Tatyana Veríssimo, diretora de marketing do Galo da Madrugada, falará sobre formas de “Patrocínio, marketing, projetos sociais e a história de sucesso do maior bloco de rua do Carnaval do Recife – o Galo da Madrugada”. O Galo é o maior bloco de rua do carnaval brasileiro, uma referência para todo os outros. Essa palestra também será virtual.
E para fechar o seminário Axé & Negócios – isso dá Carnaval! e dando continuidade ao papo com Tatyana, a diretora do Bloco Angoladjanga, Nayara Garófalo fará a palestra “Cadê o povo que estava aqui? O bloco comeu! – Uma conversa sobre manifestações populares e iniciativas culturais de impacto”, no eixo PROJETOS SOCIAIS. O Angoladjanga é um dos mais representativos blocos da cultura afro do carnaval de rua de Belo Horizonte e que mantém vários projetos sociais para sua comunidade. A última palestra do seminário Axé & Negócios – isso dá Carnaval! tem previsão de término às 20h.
O Seminário Axé & Negócios – isso dá Carnaval! conta com apoio da Associação dos Blocos de Rua de Belo Horizonte (ABRA-BH), do Sebrae, Serviço Social do Comércio (Sesc) e patrocínio da Belotur e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
As inscrições são gratuitas e os ingressos podem ser retirados até dia 19 de outubro, quarta-feira, no site Sympla: .
E no dia 21 de outubro, das 10h às 19h, no Mezzanino do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro), o Bloco de Belô promoverá em parceria com o Sebrae a primeira Rodada de Negócios com os fornecedores de produtos e serviços voltados ao carnaval. Participam cerca de 25 empresas como as de aluguel de trios elétricos, camisaria, brindes, de iluminação e sonorização.
A intenção, garante Robhson Abreu, idealizador das duas iniciativas e diretor do Bloco de Belô, é reunir em um único lugar fornecedores e compradores que fazem o carnaval de rua de BH. “Pela primeira vez é realizado em BH um evento do tipo. A expectativa é a promoção de novos negócios no valor R$ 300 mil ou mais, dependendo da negociação feita entre fornecedor e comprador”, avalia Abreu.
As inscrições para participar da Rodada de Negócios terminam nesta terça-feira, dia 19 de outubro e podem ser feitas por meio de cadastro no site do Sebrae.
O Bloco de Belô participa do Carnaval de rua da capital mineira há nove anos. Tem banda própria e bateria formada por profissionais da comunicação. No carnaval de 2020, o bloco arrastou, segundo a Polícia Militar, cerca de 250 mil foliões pelas ruas da região centro-sul de BH.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário