19 outubro 2022

A inteligência artificial está em nossas vidas



Por João Gabriel, fundador da Compass Tech


Sabe aquela pesquisa que você realiza no buscador sobre um produto, cidade ou qualquer coisa que seja,  ou mesmo o comando por voz da assistente virtual para ligar a luz ou TV de sua casa? Talvez você use muito reconhecimento facial para acessar o celular, afinal, é uma tecnologia que traz mais segurança. Esses e outros milhares de exemplos só existem devido a Inteligência Artificial.

A IA (Inteligência Artificial) busca simular o pensamento humano para a resolução de problemas por meio de máquinas, com o auxílio de algoritmos computacionais. Essa tecnologia evoluiu a tal ponto que existe um receio de que as máquinas possam tomar o lugar de algumas profissões no futuro, como dos atendentes de telemarketing, recepcionistas e vendedores, além de estar ligada diretamente com avanço de outras diversas áreas ao longo das últimas décadas.

Mais do que um simples conceito ou tecnologia, o uso da inteligência artificial se tornou uma espécie de simbiose entre humanos e os utensílios que permitem esta interligação com os sistemas que utilizam Inteligência Artificial.

Benefícios da inteligência artificial

A inteligência artificial trouxe benefícios para as empresas, mas também para a praticidade do dia a dia dos seres humanos nos tempos atuais. Pensando nas corporações, a tecnologia possibilitou que diversas soluções fossem integradas a partir da automatização de processos, como classificação de itens, gestão de estoque e previsão de tendências, tornando a execução de tarefas mais simples e reduzindo custos operacionais.

Não apenas empresas de produção ou marketing colheram vantagens do uso da inteligência artificial, setores como a saúde, com o avanço de exames e diagnósticos, e segurança, com ferramentas que possibilitaram o avanço nas execuções de proteção, são exemplos de como a IA pode impulsionar positivamente diversos campos da sociedade atual.

Já quanto ao usuário "comum", os benefícios mais perceptíveis são: GPS, pesquisas em buscadores e assistentes virtuais, TVs, lâmpadas e tomadas inteligentes. Todas essas ações são auxiliadas por inteligência artificial que fazem parte do nosso dia a dia e se tornaram essenciais

Pontos negativos da IA

É inegável que a inteligência artificial possui muitos pontos positivos, e transformou de modo concreto a sociedade ao longo das últimas décadas, porém, assim como tudo na vida, existem os pontos negativos também.

A inteligência artificial ainda traz muitos debates sobre os usos éticos, morais e sociais quanto à quantidade de informação filtrada e utilizada para executar as ações que lhe são direcionadas. O quanto um assistente virtual sabe sobre nós, e o quanto utiliza esses dados para nos direcionar ao que a empresa quer. Essas e muitas outras perguntas pairam sobre o debate, e até para profissionais de tecnologia é difícil mensurar o tamanho do que está sendo exposto contra nossa vontade.

Outro fator possivelmente negativo a ser considerado foi citado no início do texto. A evolução da inteligência artificial pode fazer com que algumas profissões, hoje executadas por seres humanos, passem a ser exclusivamente conduzidas por robôs, chatbots e outras ferramentas criadas por uma inteligência artificial.

O futuro pertence a tecnologia

Com prós e contras, um fato é inegável, o futuro está estritamente ligado à tecnologia e passa por suas ferramentas, como o big data, blockchain, a nuvem e, claro, inteligência artificial. 

Assim, cabe a nós, enquanto profissionais do setor tech, entender e aproximar a tecnologia ao usuário final, sem que o mesmo seja prejudicado ou tenha uma experiência que considere evasiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

  Pesquisa mostra que um a dois dias por semana no escritório é o ideal para a produtividade; Campanha promovida pela Woba abrange mais de 2...