22 março 2022

Startup é criada em Minas Gerais para atuar no segmento de NFTs

 

Com o propósito de promover a convergência entre arte, música e tecnologia, a ICHELLO, acaba de liberar os primeiros ativos digitais para venda em sua plataforma

Um termo novo no mercado, escolhido como a palavra do ano pelo dicionário Collins, e que tem sido cada vez mais difundido. O NFT - sigla para non-fungible token, ou token não fungível, um ativo criado a partir da tecnologia blockchain, a mesma utilizada para as criptomoedas, tem atraído a atenção de empreendedores e investidores, de todo o mundo. Um exemplo é a recém-criada ICHELLO, em Belo Horizonte, que tem à frente o produtor musical e gestor de carreiras artísticas, Bruno Perdigão, que diversificou a sua atuação e hoje trabalha, também, com ativos digitais.

O NFT serve como identidade digital de um item e assegura a autenticidade do item físico ou digital. O token, que garante a posse de um bem exclusivo, que nenhuma outra pessoa tem, caiu nas graças de empresas e famosos. Em janeiro, o jogador de futebol Neymar pagou cerca de R$ 6 milhões por dois desenhos de chimpanzés da coleção Bored Ape Yatch Club, comercializados como NFTs. O cantor Justin Bieber também gostou das obras de arte e adquiriu um NFT da mesma coleção por aproximadamente R$ 6,9 milhões. Multinacionais, como Nike e Adidas, seguem a tendência do mercado e iniciaram os seus investimentos em NFTs. Estima-se mais de R$ 130 bilhões de reais já tenham sido movimentados em todo o planeta com esta nova forma de fazer negócios.

A ICHELLO vai disponibilizar como NFTs direitos autorais de músicas consagradas, composições, acessos exclusivos e vitalícios a camarins, reuniões de network promovidas por artistas, objetos colecionáveis, instrumentos musicais e outros itens que têm como característica a escassez. Bruno Perdigão destaca que o NFT em si não é um arquivo de computador, mas sim um ativo que existe em uma blockchain. “O certificado digital assemelha a uma criptomoeda. A diferença é que as criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, são fungíveis. Isto é, não há diferença entre as unidades em circulação. Já os NFTs não são mutuamente intercambiáveis, pois são bens únicos e não podem ser substituídos por outros iguais”, explica o empreendedor.

Com parcerias de peso, a ICHELLO já tem em seu portfólio composições de Caco Nogueira, autor de músicas famosas, como, Isso cê num conta (Bruno e Marrone), É tenso (Fernando e Sorocaba), Cê topa (Luan Santana), E aí tempo (Chitãozinho e Xororó) e muitas outras letras de sucesso. A startup iniciou as suas operações em janeiro deste ano com sucesso. “Em menos de 10 dias, o pré-sale executado por meio de swap (troca) de ativos digitais superou todas as expectativas da a equipe, trazendo mais de 3000 holders, que é como são chamados os proprietários de ativos digitais”, comemora Bruno Perdigão.

Recentemente, a startup mineira disponibilizou o NFT de uma camisa usada pelo Chorão, ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr. “Nós somos uma plataforma que tem como objetivo trazer experiências e benefícios exclusivos do cenário musical mundial. Além da possibilidade de ter participações em direitos autorais de canções, é possível adquirir composições inéditas, itens raros de artistas, como violões, roupas, acessórios e qualquer outro objeto. E por se tratar de um ativo, é possível que os itens sejam comercializados posteriormente e gerar lucro”, conta Bruno Perdigão.

Os NFTs são escassos por natureza e, por isso, se tornam exclusivos. De acordo com Bruno Perdigão, qualquer pessoa pode criar um ativo digital, mas isso só faz sentido financeiramente se o criador tiver sucesso em atribuir valor a algum item. “Trazendo para o universo da ICHELLO, acabamos de disponibilizar a camisa do Chorão, do Charlie Brown Jr, utilizada em um show. É um item raro, exclusivo e impossível de existir outro igual. Diferente de pensarmos no mesmo objeto, autografado por qualquer um e que não tenha nenhum tipo de valor agregado”, aponta.

A ICHELLO foi criada para atuar focada no segmento musical. A experiência de Bruno Perdigão na área foi determinante, pois, além de ser produtor musical da dupla César Menotti & Fabiano, tem grande bagagem em produções e gestão de carreira para vários outros artistas, com mais de 23 anos de trajetória profissional. “É uma verdadeira revolução na música. Com a ICHELLO, uni minhas duas paixões, que é trabalhar com arte e empreender. NFT é a palavra do ano e com certeza, será a palavra da vida de muitas pessoas”, profetiza o empresário.


Metaverso

Além do NFT, a palavra metaverso também tem sido bem difundida, pois é uma tendência na rede mundial de computadores. Trata-se de um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver usando avatares customizados em 3D. E a ICHELLO também investe na novidade. “Temos um universo de possibilidades para trabalharmos. Já estamos planejando mentorias, workshops e até mesmo shows no metaverso. Em breve, o que estamos fazendo agora não será mais um diferencial, mas sim uma opção obrigatória que os promotores de entretenimento em geral deverão oferecer para seus clientes”, finaliza o empreendedor.


Ichello

Plataforma: www.ichello.com.br

Instagram: @ichelloarts

YouTube: ichello 

Foto: Verônica Porto

Loja UniBH lança coleção Conexões, sob supervisão de Ronaldo Fraga

Linha conceito desenvolvida por estudantes foi ministrada pelo renomado estilista. Proposta reforça cultura da economia criativa.

Integrar o campus à comunidade é o objetivo do Cidade UniBH, programa que engloba todos os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes do Centro Universitário. E se a ideia é fazer com que essas iniciativas dialoguem com a sociedade, por que não criar uma linha de produtos diferenciados, tendo como mote a própria cidade? Inspirada nos ícones da capital mineira, as peças da primeira coleção da Linha Conceito da Loja UniBH, foram desenvolvidas pelos alunos e alunas com curadoria do estilista Ronaldo Fraga e trazem estampas exclusivas aplicadas em diversos produtos. Os itens da coleção “Conexões” estarão disponíveis on-line, na Loja UniBH.

Flávia Virginia, coordenadora do projeto da Loja Conceito, destaca que a proposta teve como referência o desejo de fazer com que a comunidade vivencie a cidade dentro e fora do Campus. “Queríamos oferecer produtos que trouxessem identidade e conexão. A ideia foi trazer a cidade para dentro do nosso espaço, estampada nas peças da coleção.”

O briefing do projeto se voltou para lugares marcantes de Belo Horizonte. “Todo o levantamento imagético da coleção foi feito em torno dessa transição que encontramos no hipercentro de BH, que reúne ícones do passado e do presente”, conta Flávia.

Alunos de Design, Arquitetura e até da Psicologia fizeram parte do grupo que desenvolveu o projeto de extensão. “É uma proposta que tem pesquisa, criação de mockups e de peças gráficas, apresentação, defesa. O Ronaldo Fraga foi muito importante nesse direcionamento, por conta de toda sua experiência”, ressalta a coordenadora.

Desafio fashion

O estilista Ronaldo Fraga, que ministrou o projeto, destaca que os alunos encontraram um enorme desafio, ao ter de desenvolver grafismos e estampas que contemplassem itens que vão desde peças do vestuário a acessórios. “Os produtos estabelecem link entre o Campus e a cidade. A coleção traz roupas confortáveis que em nada lembram os uniformes universitários tradicionais, provocando o desejo de serem usados além da sala de aula.”

Segundo Fraga, a criação das estampas traz doses de humor, contemporaneidade e poesia ao universo gráfico do UniBH.

O mix de produtos a ser disponibilizado para venda na Loja UniBH será feito como acontece no mercado. “Entregamos um portfólio com muitas possibilidades e a equipe do Marketing do UniBH, responsável pela loja, fará a seleção das peças com base em pesquisas realizadas com o público. Como é uma primeira coleção, o primeiro passo é entender o gosto do potencial consumidor”, explica Flávia.

Experiência para a vida

Sarah Aquino, estudante de Design, esteve no grupo de trabalho do projeto. Ela diz que a vivência de Ronaldo Fraga foi determinante para o resultado. “Ronaldo compartilhou muito da visão dele, dos processos de criação. Ajudou a gente a desenvolver as ideias para as estampas e nos orientou durante o processo. Estou no último semestre do curso de Design e ter experiências com as áreas que o design abrange é muito importante para eu saber do que gosto ou não.”

Sarah revela que o projeto da Loja Conceito despertou seu entusiasmo por desenvolvimento de produtos e de marcas. “Pensar na marca do UniBH aplicada nos produtos, na identidade da loja e em vários outros pontos, fez nascer em mim um interesse por essa área. Acho que o mais importante de todo o processo foi pensar na experiência que as pessoas teriam com o que estávamos desenvolvendo”, destaca.

Vinícius Monteiro, estudante do 7º período de Psicologia, participou do processo desde o início. “Esse projeto foi muito enriquecedor para mim. Vi como é importante dialogar com outros saberes. O Design acabou sendo a minha segunda opção e eu decidi seguir na área da Psicologia. Tive o grande prazer de flertar ainda mais com o Design e a honra de ter a Flávia Virgínia e o Ronaldo Fraga como mentores”, destaca o aluno.

Crédito: Divulgação-UniBH

18 março 2022

Senac promove Feira das Profissões em Betim


Evento presencial e gratuito promete oferecer aos participantes dicas sobre o mercado de trabalho. São 300 vagas disponíveis para inscrição

No próximo dia 24 de março, o Senac em Betim abrirá suas portas ao público para promover a feira sobre  carreiras e profissão. O Senac Pró – Feira das Profissões será presencial e gratuito e contará com uma programação extensa. As inscrições podem ser feitas pelo link: Senac Pro - Feira das Profissões (sympla.com.br).  O evento acontece na sede da unidade (Av. das Américas, 244- Centro), das 8h30 até 21h30.

De acordo com o diretor da unidade educacional em Betim, Alisson de Souza Batista, serão disponibilizadas 300 vagas para participação nas ações. “Estamos muito felizes em poder realizar o evento presencialmente. A última edição com a participação da comunidade ocorreu em 2019 e contou com 400 inscritos” , conta.

O Senac Pro tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer mais sobre as profissões, projeção salarial, mercado de trabalho e carreira, por meio de oficinas didáticas e práticas. “Queremos que cada pessoa vivencie a profissão de seu interesse, a fim de contribuir na escolha assertiva sobre o curso e que profissão seguir”, salienta Batista.

Confira a programação:

08h30 às 09h30 / 15h30 às 16h30 - Oficina de Marketing Pessoal

09h30 às 11h30 / 14h30 às 17h - Oficina de Empregabilidade

13h30 às 15h30 / 19h às 21h - Simulações de atendimentos de primeiros socorros humanizado

09h às 11hs / 14h às 16h - Oficina de reposição de mercadorias voltado para a racionalidade e montagem de ilhas

14h às 15h / 20h30 às 21h30 - Quick massagem

14h às 16h / 19h às 21h30 - Oficina prática de como montar um computador gamer.

19h30 às 21h30 - Consultoria IR/ MEI

19h30 às 21h30 - Mostra do empreendedor/ estratégias de marketing

19h30 às 21h30 - Oficina de auto maquiagem

Livre - Central de Atendimento e Rede de Carreiras

Livre - Exposição de livros na Biblioteca física e digital


Serviço: Feira das Profissões do Senac em Betim

Data: 24/03/2022

Horário: de 8h30 às 21h30

Gratuito e presencial

Informações e inscrições: Senac Pro - Feira das Profissões (sympla.com.br)


15 março 2022

Escola Livre de Artes Digitais oferece cursos gratuitos para alunos de escolas públicas

 

Inscrições acontecem de 14 a 30 de março, e as atividades são para adolescentes de 13 a 17 anos; haverá auxílio transporte para os estudantes selecionados 

A Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), idealizada pela Associação Move Cultura, abre as inscrições para os cursos de design gráfico, fotografia, artes visuais, entre outros, a partir do dia 14 de março. A novidade na grade curricular, neste ano, é o curso de robótica. Para participar, o adolescente deve estar matriculado em uma escola pública de Contagem, cidade metropolitana de Belo Horizonte, e ter entre 13 e 17 anos. As inscrições seguem até o dia 30/03.  

As oficinas ofertadas pela ELAD serão realizadas em três locais: Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado) e nas Escola Municipais Coronel Antônio Augusto Diniz Costa (rua Vicente dos Santos, 295, Bernardo Monteiro), Eli Horta Costa (rua Profa. Neuza Rocha, 406, Centro), Pedro de Alcântara (rua Padre Antônio Vieira, 463, Jardim Industrial) e CRAS Parque São João (rua Um, s/n, Parque São João). Os estudantes selecionados terão auxílio transporte.

Nesta edição, a Escola Livre de Artes Digitais é viabilizada por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Contagem e conta com o apoio das empresas RHI Magnesita, BB Seguros, Equinox Gold, Hotmart, Arteris e Copasa. De acordo com Rafael Aquino, coordenador de projetos da Move Cultura, as ações para este ano foram ampliadas e haverá um maior número de adolescentes atendidos. “Oferecemos capacitações que dialogam com o dia a dia dos adolescentes, por isso que, a cada edição, novos cursos vão sendo incorporados ao projeto. Neste ano, a novidade é o curso de robótica. Outros cursos foram sendo implementados a partir da demanda apresentada pelos próprios jovens”, destaca o mobilizador social.

O objetivo principal da ELAD, conforme destaca Aquino, é oferecer formação nas áreas culturais e tecnológicas para adolescentes das escolas públicas do município de Contagem (MG) e potencializar um espaço de formação permanente, por meio de um programa de ensino focado nas artes digitais, reunindo tecnologia de ponta. Além dos cursos já citados, como design gráfico, fotografia e artes visuais, estão na grade do projeto as oficinas de desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos mobile e audiovisual. Ao todo, 200 adolescentes serão contemplados nas ações. 

Os cursos ofertados pela Escola Livre de Artes Visuais têm carga horária de 40 horas/aula, tendo a emissão de um certificado de conclusão para àqueles que atingirem o mínimo de 75% de aproveitamento. A ELAD conta ainda com o Núcleo de Referência, Pesquisa e Produção (NRPP), que é um espaço dedicado à experimentação e incubação de projetos. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções eficazes para a comunidade e a atividade empreendedora. Os alunos que concluírem as formações do projeto estarão automaticamente inseridos no NRPP. “Haverá ainda trocas de experiências com profissionais de renome no mercado. Os convidados vão falar sobre sua trajetória profissional e sobre as oportunidades existentes no mercado, que demanda pelas habilidades que os jovens estão adquirindo com os cursos da ELAD", frisa Aquino.

As inscrições poderão ser feitas nas próprias escolas onde os cursos serão realizados (veja abaixo). Para os demais cursos, elas devem ser feitas no site da MOVE CULTURA. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@movecultura.org.br ou pelo telefone (31) 98413-6548.

Foto: Arquivo Move Cultura/Divulgação

14 março 2022

Curso oferece formação para agentes culturais em Minas Gerais

 

Inscrições estarão abertas a partir do dia 14 de março; confira


Desde 14 de março estarão abertas as inscrições para o curso de Formação de Lideranças e Inovação em Instituições Culturais, o FLIIC, voltado a agentes culturais, artistas, grupos, produtores e pessoas ligadas à área cultural, de modo geral. A capacitação é gratuita, integra o programa Arcelor Mittal Forma e Transforma e é oferecida pela Trium Brasil, em parceria com o Favela é Isso Aí e o Espaço Ampliar, com apoio da Prefeitura de João Monlevade, através da Casa de Cultura.

O curso – realizado em duas versões: totalmente online e semipresencial – oferece módulos sobre: Pesquisas Culturais e Realidade Cultural Brasileira; Financiamento e Captação de Recursos; Gestão Financeira de Projetos Culturai; Desenvolvimento e Engajamento de Públicos e Elaboração de Projetos Culturais. Os alunos realizarão ações de replicação dos conhecimentos, através da orientação a 10 projetos coletivos de cada turma, para compartilhamento do aprendizado (vídeo, palestra, seminário, publicação, feira, mostra cultural, etc.). Será ministrado pelos profissionais da área: Laísa Bragança, que também é responsável pela coordenação do curso, Clarice Libânio, Bruno Barroso, Alcione Souza e Leonardo Beltrão, além de palestrantes convidados.  

Além da formação na área cultural, o projeto irá prover uma publicação em formato de cartilha (Web e Impressa) com a temática da Gestão do Patrimônio. Os textos serão produzidos pelos coordenadores e professores do FLIIC e convidados, com ampla divulgação na internet. Ainda nas ações de replicação do curso, parte das manifestações culturais empreendidas pelos participantes do curso ganharão registro audiovisual.

A proposta do FLIIC tem como meta capacitar os profissionais da cultura em Minas Gerais, além de contribuir para o aperfeiçoamento de agentes de transformação em 10 regiões mineiras e oferecer uma abordagem mais contemporânea, prática e inspiradora, empreendedora e criativa para a gestão de empreendimentos culturais. De acordo com uma das professoras do curso, Clarice Libânio, antropóloga, mestre em Sociologia, doutora e pós-doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, os objetivos do curso são oferecer novos olhares para as diversas gerações de líderes culturais em Instituições e contribuir para o preparo de profissionais dos diferentes segmentos da cultura para atuarem como lideranças culturais, seja na esfera pública, seja privada, “bem como uma visão integrada das áreas de administração, políticas públicas, economia, direito, design, comunicação, marketing e cultura”, afirma.

Segundo Lucas Machado Vilela, da ArcelorMittal de João Monlevade, o FLIIC vem de encontro com a missão e atuação da Fundação ArcelorMittal. “Temos buscado trazer para os territórios onde atuamos iniciativas como esta, que contribuam para a formação e o desenvolvimento dos agentes culturais de Minas Gerais, fortalecendo a ação local e agregando valores ao trabalho de todos”, declara.


Vagas

Ao todo, o curso disponibilizará 120 vagas, sendo 70 na turma 01, que aceitará inscrições de moradores de todas as macrorregiões do Estado de Minas Gerais: Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha/Mucuri, Triângulo, Alto Paranaíba, Centro-Oeste de Minas, Rio Doce, Mata, Sul de Minas, Central e RMBH. Já na turma 02 serão 50 vagas para moradores de João Monlevade e região.

A turma 01 do curso será totalmente online, com carga horária de 60 horas. Já a turma 02, em formato semipresencial, será ofertada em João Monlevade, com 108 horas/aula.

Além disso, serão oferecidas quatro palestras magnas com convidados, transmitidas ao vivo pelo Youtube do curso, com intérprete de LIBRAS ao longo das atividades, permitindo assim que pessoas surdas possam acompanhar o conteúdo oferecido.

As inscrições ficam abertas até o dia 15 de abril e no dia 22 de março, às 19 horas, haverá uma live no canal da Trium Brasil no YouTube, com os organizadores, coordenadores e patrocinador, para explicar sobre o funcionamento, o conteúdo e a proposta pedagógica do curso.

O curso é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da ArcelorMittal, através da Fundação ArcelorMittal, produção do Favela é Isso Aí e do Espaço Ampliar, gestão da Trium Brasil, apoio da Prefeitura e da Casa de Cultura de João Monlevade e realização Governo de Minas Gerais - Governo Diferente Estado Eficiente.


Serviço - Inscrições abertas entre os dias 14 de março e 15 de abril no site: www.fliic.com.br

A divulgação da lista dos selecionados será divulgada no dia 30 de abril. Mais informações nas redes sociais: instagram e facebook.  

Live informativa no dia 22 de março, às 19 horas, no canal da Trium Brasil no YouTube.


Crédito: Divulgação

12 março 2022

Cantor Fagner faz show “Onde Deus Possa Me Ouvir” em homenagem cantor mineiro Vander Lee


“Onde Deus Possa Me Ouvir” é o nome do show que Fagner traz a Belo Horizonte, no Grande Teatro do Palácio das Artes, no dia 18 de março, às 21h. Na apresentação, o cantor faz uma reverência ao mineiro Vander Lee.

Para o show, acústico, Fagner estará na companhia do violonista Cainã Cavalcante e mostra um repertório variado, com grandes sucessos da carreira e algumas músicas que ele não costuma cantar nos shows, mas que sempre tem boa interação com a plateia.

Além disso, apresenta sua versão para “Onde Deus Possa Me Ouvir”, do cantor mineiro Vander Lee. “O título faz uma justa homenagem a um dos artistas mais singelos da nossa música, que nos deixou tão cedo e que tive a oportunidade de conviver, mesmo que por tão pouco tempo. Fiquei lhe devendo a gravação desta canção, que falou tão fundo ao meu coração como a tantos brasileiros que puderam se emocionar com seu talento”, explica Fagner.

Os ingressos estão à venda pelo site da Eventim ou na bilheteria do teatro, a partir de R$110,00. Para participar do show, é necessário apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo para Covid-19. Além disso, o uso da máscara é obrigatório.

Serviço

Show “Onde Deus Possa Me Ouvir” - Fagner

Data: 18 de março, sexta-feira, 21h

Local: Grande Teatro do Palácio das Artes

(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte/MG)

Ingressos: a partir de R$110,00 (meia entrada)

Vendas: Eventim


Foto: Ton Nettos

10 março 2022

Empreendedora lista dicas para quem quer abrir o próprio negócio e ter sucesso no mercado

 


De acordo com os dados do Sebrae e da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está em sétimo lugar no ranking mundial de países com o maior número de mulheres empreendedoras

Março é conhecido por ser o mês da mulher por conta do Dia Internacional da Mulher. Foram vários acontecimentos que influenciaram no surgimento da data, entre eles, uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino organizado por um partido norte-americano, em 20 de fevereiro de 1909. Graças ao empenho e a luta por igualdade ao longo dos anos, elas conseguiram avanços importantes em diferentes causas, como, por exemplo, o direito de ter o próprio negócio. De acordo com os dados do Sebrae e da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está em sétimo lugar no ranking mundial de países com o maior número de mulheres empreendedora.

Dos 52 milhões de empreendedores de todo o país, 48% são mulheres. “Algumas pessoas costumam ter um certo preconceito quando descobrem que é uma mulher que administra uma empresa, e quando essa empresa em questão é da área de cosméticos sensuais e brinquedos eróticos, o preconceito acaba sendo ainda maior”, explica Stephanie Seitz, diretora da INTT. Formada em administração de empresas, Stephanie sempre teve o desejo de ter o próprio negócio, e, junto com a sua família, decidiu criar a INTT em 2007, quando tinha apenas 18 anos.

“A ideia de empreender veio depois de visitar uma sex shop no aeroporto da Alemanha, pois eu vi que lá os produtos eróticos eram mais elaborados, com embalagens sofisticadas e ingredientes de qualidade, o oposto da realidade do mercado de produtos eróticos brasileiro na época”, afirma Stephanie. Apesar de parecer um universo de glamour e poder, para conseguir consagrar a marca no mercado e manter o faturamento é necessário muita garra e determinação. Para quem está pensando em abrir o próprio negócio, Stephanie lista algumas dicas fundamentais na hora de empreender, confira:

- Escolhendo o segmento

O primeiro passo é pesquisar sobre a área que a empreendedora escolheu para investir e estudar tudo sobre o segmento: se é um setor rentável e que oferece bastante oportunidades; se o mercado já está saturado ou ainda possui espaço para novos negócios crescerem; qual é o faturamento aproximado das empresas que fazem parte desse grupo, enfim, estar por dentro do que está acontecendo no setor.

- Sociedade e parcerias

Hoje é possível abrir uma empresa sozinha ou então através de uma sociedade, que pode ser feita em parceria com familiares ou amigas e amigos. É importante, na hora de criar a empresa, escolher os sócios certos e que estejam empenhados em levar a sério o negócio, e não priorizar pessoas levando em conta o grau de aproximação ou de consideração. Separar o profissional do pessoal também é importante para o negócio prosperar e evitar desgaste na relação dentro e fora da empresa.

- Trocando ideias

Nada de tomar decisões sem consultar os sócios ou as sócias antes, mesmo que seja alguém da família ou uma amizade de longa data. É importante sempre compartilhar ideias, e, antes de tomar qualquer decisão, é imprescindível conversar com o sócio ou a sócia para evitar atritos.

- Preconceito e obstáculos

Quer empreender em algum segmento predominantemente masculino e tem medo do que vão pensar? Não deixe se influenciar, o importante é o que você pensa e o que te faz feliz, então a melhor forma de combater o preconceito e os desafios é mostrar que você é capaz.

- Conciliando vida profissional e pessoal       

Compromissos pessoais, maternidade, viagens, trabalho e família. Quem escolhe empreender sabe o quanto é difícil conciliar a vida pessoal e profissional. Mas é importante buscar o equilíbrio e separar um dia para conseguir curtir a família e os filhos, ter um tempo só seu para se cuidar e descansar, sair com os amigos e fazer uma viagem, pois pensar em trabalho 24 horas por dia pode ser prejudicial à saúde.

- Busque capacitação

Adquirir conhecimento nunca é demais, portanto, nunca pare de estudar e se aprimorar. Faça cursos de capacitação, veja as tendências do setor, se há algo novo no mercado e que tenha relação com o seu negócio, enfim, se atualizar constantemente é fundamental para garantir que o negócio prospere sempre.

- Não dependa da aprovação alheia

Quando surge a ideia de empreender, muitas dúvidas e medos costumam surgir, principalmente quando uma pessoa abre mão de uma carreira já estabelecida para investir no próprio negócio. É importante ressaltar que sempre irão existir pessoas com críticas ou conselhos que podem até desestimular a seguir em frente, portanto, é importante não ficar dependendo da aprovação das pessoas, o importante é o que você pensa e tem vontade de fazer.

Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

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