Linha conceito desenvolvida por estudantes foi ministrada pelo renomado estilista. Proposta reforça cultura da economia criativa.
Integrar o campus à comunidade é o objetivo do Cidade UniBH, programa que engloba todos os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes do Centro Universitário. E se a ideia é fazer com que essas iniciativas dialoguem com a sociedade, por que não criar uma linha de produtos diferenciados, tendo como mote a própria cidade? Inspirada nos ícones da capital mineira, as peças da primeira coleção da Linha Conceito da Loja UniBH, foram desenvolvidas pelos alunos e alunas com curadoria do estilista Ronaldo Fraga e trazem estampas exclusivas aplicadas em diversos produtos. Os itens da coleção “Conexões” estarão disponíveis on-line, na Loja UniBH.
Flávia Virginia, coordenadora do projeto da Loja Conceito, destaca que a proposta teve como referência o desejo de fazer com que a comunidade vivencie a cidade dentro e fora do Campus. “Queríamos oferecer produtos que trouxessem identidade e conexão. A ideia foi trazer a cidade para dentro do nosso espaço, estampada nas peças da coleção.”
O briefing do projeto se voltou para lugares marcantes de Belo Horizonte. “Todo o levantamento imagético da coleção foi feito em torno dessa transição que encontramos no hipercentro de BH, que reúne ícones do passado e do presente”, conta Flávia.
Alunos de Design, Arquitetura e até da Psicologia fizeram parte do grupo que desenvolveu o projeto de extensão. “É uma proposta que tem pesquisa, criação de mockups e de peças gráficas, apresentação, defesa. O Ronaldo Fraga foi muito importante nesse direcionamento, por conta de toda sua experiência”, ressalta a coordenadora.
Desafio fashion
O estilista Ronaldo Fraga, que ministrou o projeto, destaca que os alunos encontraram um enorme desafio, ao ter de desenvolver grafismos e estampas que contemplassem itens que vão desde peças do vestuário a acessórios. “Os produtos estabelecem link entre o Campus e a cidade. A coleção traz roupas confortáveis que em nada lembram os uniformes universitários tradicionais, provocando o desejo de serem usados além da sala de aula.”
Segundo Fraga, a criação das estampas traz doses de humor, contemporaneidade e poesia ao universo gráfico do UniBH.
O mix de produtos a ser disponibilizado para venda na Loja UniBH será feito como acontece no mercado. “Entregamos um portfólio com muitas possibilidades e a equipe do Marketing do UniBH, responsável pela loja, fará a seleção das peças com base em pesquisas realizadas com o público. Como é uma primeira coleção, o primeiro passo é entender o gosto do potencial consumidor”, explica Flávia.
Experiência para a vida
Sarah Aquino, estudante de Design, esteve no grupo de trabalho do projeto. Ela diz que a vivência de Ronaldo Fraga foi determinante para o resultado. “Ronaldo compartilhou muito da visão dele, dos processos de criação. Ajudou a gente a desenvolver as ideias para as estampas e nos orientou durante o processo. Estou no último semestre do curso de Design e ter experiências com as áreas que o design abrange é muito importante para eu saber do que gosto ou não.”
Sarah revela que o projeto da Loja Conceito despertou seu entusiasmo por desenvolvimento de produtos e de marcas. “Pensar na marca do UniBH aplicada nos produtos, na identidade da loja e em vários outros pontos, fez nascer em mim um interesse por essa área. Acho que o mais importante de todo o processo foi pensar na experiência que as pessoas teriam com o que estávamos desenvolvendo”, destaca.
Vinícius Monteiro, estudante do 7º período de Psicologia, participou do processo desde o início. “Esse projeto foi muito enriquecedor para mim. Vi como é importante dialogar com outros saberes. O Design acabou sendo a minha segunda opção e eu decidi seguir na área da Psicologia. Tive o grande prazer de flertar ainda mais com o Design e a honra de ter a Flávia Virgínia e o Ronaldo Fraga como mentores”, destaca o aluno.
Crédito: Divulgação-UniBH
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