01 abril 2022

“Câmara na Rua” oferece serviços gratuitos para a população de Contagem

 


Com o objetivo de aproximar ainda mais o Legislativo do cidadão contagense, a Câmara de Contagem realiza, no dia 02 de abril (sábado), a partir das 9h na Praça da Glória, no bairro Eldorado, a primeira edição do “Câmara na Rua”. 

Serão cinco horas de serviços gratuitos, lazer e diversão para toda a família, com apoio da Prefeitura de Contagem e do Senac, entre outros parceiros.

Entre as principais atrações estão: corte de cabelo; auxílio para a declaração de imposto de renda; dicas de segurança do trabalho; tipagem sanguínea; aferição de pressão arterial; glicemia capilar; dicas de higiene bucal; rua de lazer; adoção de cães e gatos; Ativa Contagem, com dança e atividades físicas; atendimentos do Procon Câmara, da Ouvidoria do Legislativo e de secretarias municipais; Feirinha da Economia Solidária; além de muita música com a banda da Guarda Civil de Contagem e a dupla João Marcos e Maurinho.

“Essa é mais uma ação para aproximar o Legislativo das pessoas. A gente entende que é com mais participação que vamos conseguir avançar nas políticas públicas e melhorias para a cidade. Por isso, nossa gestão não tem medido esforços para estar mais perto da população. Todos os vereadores e vereadoras estão comprometidos em trabalhar junto à comunidade em ações que, de fato, resultem em uma Contagem melhor a cada dia. Fica, então, nosso convite para que você participe, sua presença é muito importante. Vem com a gente!”, destaca o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade).


Serviço

Câmara na Rua: A Ouvidoria mais perto de você!

Dia: 02 de abril (sábado)

Horário: A partir das 9h

Local: Praça da Glória (Eldorado).

30 março 2022

Regras do trabalho híbrido chegam para trazer segurança jurídica a colaboradores via CLT

 

A MP 1.108, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 28 de março, define teletrabalho ou trabalho remoto como 'a prestação de serviços fora das dependências do empregador


O trabalho remoto ou teletrabalho ganhou vários adeptos após o início da pandemia de Covid-19, já que impulsionou muitas empresas a mandarem os colaboradores para seus domicílios por causa do distanciamento social. Com isso, a rotina mudou e trouxe muitas dúvidas para os contratados, mas para organizar a situação, o Governo Federal apresentou, no último dia 25, as novas regras para esse formato através da Medida Provisória (MP) 1.108, que traz alterações sobre o vale-alimentação e também calamidade pública, como aponta o advogado trabalhista André Leonardo Couto.

O profissional, que tem mais de 25 anos de experiência no direito do trabalho, lembra que a MP tem como foco dar mais segurança jurídica a relação trabalhista, já que atualmente no país, 11% dos trabalhadores ativos exercem suas atividades no formato híbrido (remoto ou teletrabalho), conforme última pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

De acordo o advogado, a primeira situação que o trabalhador deve entender através da nova MP publicada, é que o teletrabalho ou mesmo remoto, são caracterizados como ‘serviço fora das dependências da empresa’. “Para deixar mais claro, a MP 1.108, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 28 de março, altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especialmente no capítulo II-A, referente ao teletrabalho, incluído pela reforma trabalhista de 2017 (Lei nº 13.467). Desta maneira, define teletrabalho ou trabalho remoto como a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não. Além disso, ela reforça que o comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador, não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto, criando assim o sistema híbrido”, explica o especialista.

Segundo o especialista, as mudanças da MP são positivas, já que as relações de trabalho têm evoluído rápido no Brasil. “O que modificou, primeiramente, é a possibilidade de adoção do modelo híbrido de trabalho pelas empresas, com a prevalência do trabalho presencial ou vice-versa. Até então, a CLT só descreve sobre o trabalho completamente remoto ou presencial. Segundo, se o trabalhador estiver na empresa presencialmente para tarefas específicas, ainda que de forma habitual, não descaracteriza o trabalho remoto. Em terceiro, dará prioridade ao trabalho remoto para trabalhadores com deficiência ou para quem tenha filhos de até quatro anos de idade. Além disso, o teletrabalho poderá ser contratado por jornada, por produção ou por tarefa e estagiários e aprendizes vão poder aderir ao trabalho remoto”, completa.

Proibido

Sobre as mudanças da MP 1.108, referentes ao auxílio-alimentação, daqui para frente os recursos só poderão ser usados para comprar comida. Para o advogado, é uma forma de coibir o uso ilegal do benefício. “Vale lembrar que a medida altera as regras de pagamento do vale-alimentação ao trabalhador. O objetivo é claro, já que visa garantir que os recursos sejam usados apenas para comprar comida. Se tornou algo rotineiro, mas errado por parte dos trabalhadores CLT, de usarem o benefício para outros fins”, diz André Leonardo Couto.

Urgência

Além dessas novas regras, a MP traz alterações voltadas a questão de calamidade pública. De qualquer forma, André Leonardo Couto, adiciona que é preciso expor, de fato, o que será considerado ‘calamidade pública’. “A medida traz um alento, já que antes não tínhamos a regulamentação para situações de urgência. Mas é preciso entender o que é calamidade, pois pode acabar sendo só mais uma forma de reprimir os direitos dos empregados. De qualquer forma, no caso do FGTS, a MP autoriza o atraso no pagamento do FGTS e no quesito férias coletivas ou individuais, ela regulamenta a antecipação ou concessão de descanso coletivo, além de autorizar a antecipação de feriados. Para finalizar, se for necessário e haja disponibilidade de orçamento, através de um decreto do Governo, as empresas afetadas poderão adotar o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM), para suavizar a situação”, conclui o especialista.

ALC Advogados

No mercado há mais de 10 anos, o escritório ALC Advogados é sediado na cidade de Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com atuação e vários cases de sucesso, o negócio, que tem à frente o advogado André Leonardo Couto, trabalha principalmente nas áreas do Direito do Trabalho, Cível e Imobiliária, com clientes em diversos Estados. Em 2020, o negócio passou a integrar o grupo empresarial ALC Group.

Siga no Instagram @alcescritorio

Site: https://andrecoutoadv.com.br/

Foto: Firmbee/Pìxabay

22 março 2022

Startup é criada em Minas Gerais para atuar no segmento de NFTs

 

Com o propósito de promover a convergência entre arte, música e tecnologia, a ICHELLO, acaba de liberar os primeiros ativos digitais para venda em sua plataforma

Um termo novo no mercado, escolhido como a palavra do ano pelo dicionário Collins, e que tem sido cada vez mais difundido. O NFT - sigla para non-fungible token, ou token não fungível, um ativo criado a partir da tecnologia blockchain, a mesma utilizada para as criptomoedas, tem atraído a atenção de empreendedores e investidores, de todo o mundo. Um exemplo é a recém-criada ICHELLO, em Belo Horizonte, que tem à frente o produtor musical e gestor de carreiras artísticas, Bruno Perdigão, que diversificou a sua atuação e hoje trabalha, também, com ativos digitais.

O NFT serve como identidade digital de um item e assegura a autenticidade do item físico ou digital. O token, que garante a posse de um bem exclusivo, que nenhuma outra pessoa tem, caiu nas graças de empresas e famosos. Em janeiro, o jogador de futebol Neymar pagou cerca de R$ 6 milhões por dois desenhos de chimpanzés da coleção Bored Ape Yatch Club, comercializados como NFTs. O cantor Justin Bieber também gostou das obras de arte e adquiriu um NFT da mesma coleção por aproximadamente R$ 6,9 milhões. Multinacionais, como Nike e Adidas, seguem a tendência do mercado e iniciaram os seus investimentos em NFTs. Estima-se mais de R$ 130 bilhões de reais já tenham sido movimentados em todo o planeta com esta nova forma de fazer negócios.

A ICHELLO vai disponibilizar como NFTs direitos autorais de músicas consagradas, composições, acessos exclusivos e vitalícios a camarins, reuniões de network promovidas por artistas, objetos colecionáveis, instrumentos musicais e outros itens que têm como característica a escassez. Bruno Perdigão destaca que o NFT em si não é um arquivo de computador, mas sim um ativo que existe em uma blockchain. “O certificado digital assemelha a uma criptomoeda. A diferença é que as criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, são fungíveis. Isto é, não há diferença entre as unidades em circulação. Já os NFTs não são mutuamente intercambiáveis, pois são bens únicos e não podem ser substituídos por outros iguais”, explica o empreendedor.

Com parcerias de peso, a ICHELLO já tem em seu portfólio composições de Caco Nogueira, autor de músicas famosas, como, Isso cê num conta (Bruno e Marrone), É tenso (Fernando e Sorocaba), Cê topa (Luan Santana), E aí tempo (Chitãozinho e Xororó) e muitas outras letras de sucesso. A startup iniciou as suas operações em janeiro deste ano com sucesso. “Em menos de 10 dias, o pré-sale executado por meio de swap (troca) de ativos digitais superou todas as expectativas da a equipe, trazendo mais de 3000 holders, que é como são chamados os proprietários de ativos digitais”, comemora Bruno Perdigão.

Recentemente, a startup mineira disponibilizou o NFT de uma camisa usada pelo Chorão, ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr. “Nós somos uma plataforma que tem como objetivo trazer experiências e benefícios exclusivos do cenário musical mundial. Além da possibilidade de ter participações em direitos autorais de canções, é possível adquirir composições inéditas, itens raros de artistas, como violões, roupas, acessórios e qualquer outro objeto. E por se tratar de um ativo, é possível que os itens sejam comercializados posteriormente e gerar lucro”, conta Bruno Perdigão.

Os NFTs são escassos por natureza e, por isso, se tornam exclusivos. De acordo com Bruno Perdigão, qualquer pessoa pode criar um ativo digital, mas isso só faz sentido financeiramente se o criador tiver sucesso em atribuir valor a algum item. “Trazendo para o universo da ICHELLO, acabamos de disponibilizar a camisa do Chorão, do Charlie Brown Jr, utilizada em um show. É um item raro, exclusivo e impossível de existir outro igual. Diferente de pensarmos no mesmo objeto, autografado por qualquer um e que não tenha nenhum tipo de valor agregado”, aponta.

A ICHELLO foi criada para atuar focada no segmento musical. A experiência de Bruno Perdigão na área foi determinante, pois, além de ser produtor musical da dupla César Menotti & Fabiano, tem grande bagagem em produções e gestão de carreira para vários outros artistas, com mais de 23 anos de trajetória profissional. “É uma verdadeira revolução na música. Com a ICHELLO, uni minhas duas paixões, que é trabalhar com arte e empreender. NFT é a palavra do ano e com certeza, será a palavra da vida de muitas pessoas”, profetiza o empresário.


Metaverso

Além do NFT, a palavra metaverso também tem sido bem difundida, pois é uma tendência na rede mundial de computadores. Trata-se de um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver usando avatares customizados em 3D. E a ICHELLO também investe na novidade. “Temos um universo de possibilidades para trabalharmos. Já estamos planejando mentorias, workshops e até mesmo shows no metaverso. Em breve, o que estamos fazendo agora não será mais um diferencial, mas sim uma opção obrigatória que os promotores de entretenimento em geral deverão oferecer para seus clientes”, finaliza o empreendedor.


Ichello

Plataforma: www.ichello.com.br

Instagram: @ichelloarts

YouTube: ichello 

Foto: Verônica Porto

Loja UniBH lança coleção Conexões, sob supervisão de Ronaldo Fraga

Linha conceito desenvolvida por estudantes foi ministrada pelo renomado estilista. Proposta reforça cultura da economia criativa.

Integrar o campus à comunidade é o objetivo do Cidade UniBH, programa que engloba todos os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes do Centro Universitário. E se a ideia é fazer com que essas iniciativas dialoguem com a sociedade, por que não criar uma linha de produtos diferenciados, tendo como mote a própria cidade? Inspirada nos ícones da capital mineira, as peças da primeira coleção da Linha Conceito da Loja UniBH, foram desenvolvidas pelos alunos e alunas com curadoria do estilista Ronaldo Fraga e trazem estampas exclusivas aplicadas em diversos produtos. Os itens da coleção “Conexões” estarão disponíveis on-line, na Loja UniBH.

Flávia Virginia, coordenadora do projeto da Loja Conceito, destaca que a proposta teve como referência o desejo de fazer com que a comunidade vivencie a cidade dentro e fora do Campus. “Queríamos oferecer produtos que trouxessem identidade e conexão. A ideia foi trazer a cidade para dentro do nosso espaço, estampada nas peças da coleção.”

O briefing do projeto se voltou para lugares marcantes de Belo Horizonte. “Todo o levantamento imagético da coleção foi feito em torno dessa transição que encontramos no hipercentro de BH, que reúne ícones do passado e do presente”, conta Flávia.

Alunos de Design, Arquitetura e até da Psicologia fizeram parte do grupo que desenvolveu o projeto de extensão. “É uma proposta que tem pesquisa, criação de mockups e de peças gráficas, apresentação, defesa. O Ronaldo Fraga foi muito importante nesse direcionamento, por conta de toda sua experiência”, ressalta a coordenadora.

Desafio fashion

O estilista Ronaldo Fraga, que ministrou o projeto, destaca que os alunos encontraram um enorme desafio, ao ter de desenvolver grafismos e estampas que contemplassem itens que vão desde peças do vestuário a acessórios. “Os produtos estabelecem link entre o Campus e a cidade. A coleção traz roupas confortáveis que em nada lembram os uniformes universitários tradicionais, provocando o desejo de serem usados além da sala de aula.”

Segundo Fraga, a criação das estampas traz doses de humor, contemporaneidade e poesia ao universo gráfico do UniBH.

O mix de produtos a ser disponibilizado para venda na Loja UniBH será feito como acontece no mercado. “Entregamos um portfólio com muitas possibilidades e a equipe do Marketing do UniBH, responsável pela loja, fará a seleção das peças com base em pesquisas realizadas com o público. Como é uma primeira coleção, o primeiro passo é entender o gosto do potencial consumidor”, explica Flávia.

Experiência para a vida

Sarah Aquino, estudante de Design, esteve no grupo de trabalho do projeto. Ela diz que a vivência de Ronaldo Fraga foi determinante para o resultado. “Ronaldo compartilhou muito da visão dele, dos processos de criação. Ajudou a gente a desenvolver as ideias para as estampas e nos orientou durante o processo. Estou no último semestre do curso de Design e ter experiências com as áreas que o design abrange é muito importante para eu saber do que gosto ou não.”

Sarah revela que o projeto da Loja Conceito despertou seu entusiasmo por desenvolvimento de produtos e de marcas. “Pensar na marca do UniBH aplicada nos produtos, na identidade da loja e em vários outros pontos, fez nascer em mim um interesse por essa área. Acho que o mais importante de todo o processo foi pensar na experiência que as pessoas teriam com o que estávamos desenvolvendo”, destaca.

Vinícius Monteiro, estudante do 7º período de Psicologia, participou do processo desde o início. “Esse projeto foi muito enriquecedor para mim. Vi como é importante dialogar com outros saberes. O Design acabou sendo a minha segunda opção e eu decidi seguir na área da Psicologia. Tive o grande prazer de flertar ainda mais com o Design e a honra de ter a Flávia Virgínia e o Ronaldo Fraga como mentores”, destaca o aluno.

Crédito: Divulgação-UniBH

18 março 2022

Senac promove Feira das Profissões em Betim


Evento presencial e gratuito promete oferecer aos participantes dicas sobre o mercado de trabalho. São 300 vagas disponíveis para inscrição

No próximo dia 24 de março, o Senac em Betim abrirá suas portas ao público para promover a feira sobre  carreiras e profissão. O Senac Pró – Feira das Profissões será presencial e gratuito e contará com uma programação extensa. As inscrições podem ser feitas pelo link: Senac Pro - Feira das Profissões (sympla.com.br).  O evento acontece na sede da unidade (Av. das Américas, 244- Centro), das 8h30 até 21h30.

De acordo com o diretor da unidade educacional em Betim, Alisson de Souza Batista, serão disponibilizadas 300 vagas para participação nas ações. “Estamos muito felizes em poder realizar o evento presencialmente. A última edição com a participação da comunidade ocorreu em 2019 e contou com 400 inscritos” , conta.

O Senac Pro tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer mais sobre as profissões, projeção salarial, mercado de trabalho e carreira, por meio de oficinas didáticas e práticas. “Queremos que cada pessoa vivencie a profissão de seu interesse, a fim de contribuir na escolha assertiva sobre o curso e que profissão seguir”, salienta Batista.

Confira a programação:

08h30 às 09h30 / 15h30 às 16h30 - Oficina de Marketing Pessoal

09h30 às 11h30 / 14h30 às 17h - Oficina de Empregabilidade

13h30 às 15h30 / 19h às 21h - Simulações de atendimentos de primeiros socorros humanizado

09h às 11hs / 14h às 16h - Oficina de reposição de mercadorias voltado para a racionalidade e montagem de ilhas

14h às 15h / 20h30 às 21h30 - Quick massagem

14h às 16h / 19h às 21h30 - Oficina prática de como montar um computador gamer.

19h30 às 21h30 - Consultoria IR/ MEI

19h30 às 21h30 - Mostra do empreendedor/ estratégias de marketing

19h30 às 21h30 - Oficina de auto maquiagem

Livre - Central de Atendimento e Rede de Carreiras

Livre - Exposição de livros na Biblioteca física e digital


Serviço: Feira das Profissões do Senac em Betim

Data: 24/03/2022

Horário: de 8h30 às 21h30

Gratuito e presencial

Informações e inscrições: Senac Pro - Feira das Profissões (sympla.com.br)


15 março 2022

Escola Livre de Artes Digitais oferece cursos gratuitos para alunos de escolas públicas

 

Inscrições acontecem de 14 a 30 de março, e as atividades são para adolescentes de 13 a 17 anos; haverá auxílio transporte para os estudantes selecionados 

A Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), idealizada pela Associação Move Cultura, abre as inscrições para os cursos de design gráfico, fotografia, artes visuais, entre outros, a partir do dia 14 de março. A novidade na grade curricular, neste ano, é o curso de robótica. Para participar, o adolescente deve estar matriculado em uma escola pública de Contagem, cidade metropolitana de Belo Horizonte, e ter entre 13 e 17 anos. As inscrições seguem até o dia 30/03.  

As oficinas ofertadas pela ELAD serão realizadas em três locais: Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado) e nas Escola Municipais Coronel Antônio Augusto Diniz Costa (rua Vicente dos Santos, 295, Bernardo Monteiro), Eli Horta Costa (rua Profa. Neuza Rocha, 406, Centro), Pedro de Alcântara (rua Padre Antônio Vieira, 463, Jardim Industrial) e CRAS Parque São João (rua Um, s/n, Parque São João). Os estudantes selecionados terão auxílio transporte.

Nesta edição, a Escola Livre de Artes Digitais é viabilizada por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Contagem e conta com o apoio das empresas RHI Magnesita, BB Seguros, Equinox Gold, Hotmart, Arteris e Copasa. De acordo com Rafael Aquino, coordenador de projetos da Move Cultura, as ações para este ano foram ampliadas e haverá um maior número de adolescentes atendidos. “Oferecemos capacitações que dialogam com o dia a dia dos adolescentes, por isso que, a cada edição, novos cursos vão sendo incorporados ao projeto. Neste ano, a novidade é o curso de robótica. Outros cursos foram sendo implementados a partir da demanda apresentada pelos próprios jovens”, destaca o mobilizador social.

O objetivo principal da ELAD, conforme destaca Aquino, é oferecer formação nas áreas culturais e tecnológicas para adolescentes das escolas públicas do município de Contagem (MG) e potencializar um espaço de formação permanente, por meio de um programa de ensino focado nas artes digitais, reunindo tecnologia de ponta. Além dos cursos já citados, como design gráfico, fotografia e artes visuais, estão na grade do projeto as oficinas de desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos mobile e audiovisual. Ao todo, 200 adolescentes serão contemplados nas ações. 

Os cursos ofertados pela Escola Livre de Artes Visuais têm carga horária de 40 horas/aula, tendo a emissão de um certificado de conclusão para àqueles que atingirem o mínimo de 75% de aproveitamento. A ELAD conta ainda com o Núcleo de Referência, Pesquisa e Produção (NRPP), que é um espaço dedicado à experimentação e incubação de projetos. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções eficazes para a comunidade e a atividade empreendedora. Os alunos que concluírem as formações do projeto estarão automaticamente inseridos no NRPP. “Haverá ainda trocas de experiências com profissionais de renome no mercado. Os convidados vão falar sobre sua trajetória profissional e sobre as oportunidades existentes no mercado, que demanda pelas habilidades que os jovens estão adquirindo com os cursos da ELAD", frisa Aquino.

As inscrições poderão ser feitas nas próprias escolas onde os cursos serão realizados (veja abaixo). Para os demais cursos, elas devem ser feitas no site da MOVE CULTURA. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@movecultura.org.br ou pelo telefone (31) 98413-6548.

Foto: Arquivo Move Cultura/Divulgação

14 março 2022

Curso oferece formação para agentes culturais em Minas Gerais

 

Inscrições estarão abertas a partir do dia 14 de março; confira


Desde 14 de março estarão abertas as inscrições para o curso de Formação de Lideranças e Inovação em Instituições Culturais, o FLIIC, voltado a agentes culturais, artistas, grupos, produtores e pessoas ligadas à área cultural, de modo geral. A capacitação é gratuita, integra o programa Arcelor Mittal Forma e Transforma e é oferecida pela Trium Brasil, em parceria com o Favela é Isso Aí e o Espaço Ampliar, com apoio da Prefeitura de João Monlevade, através da Casa de Cultura.

O curso – realizado em duas versões: totalmente online e semipresencial – oferece módulos sobre: Pesquisas Culturais e Realidade Cultural Brasileira; Financiamento e Captação de Recursos; Gestão Financeira de Projetos Culturai; Desenvolvimento e Engajamento de Públicos e Elaboração de Projetos Culturais. Os alunos realizarão ações de replicação dos conhecimentos, através da orientação a 10 projetos coletivos de cada turma, para compartilhamento do aprendizado (vídeo, palestra, seminário, publicação, feira, mostra cultural, etc.). Será ministrado pelos profissionais da área: Laísa Bragança, que também é responsável pela coordenação do curso, Clarice Libânio, Bruno Barroso, Alcione Souza e Leonardo Beltrão, além de palestrantes convidados.  

Além da formação na área cultural, o projeto irá prover uma publicação em formato de cartilha (Web e Impressa) com a temática da Gestão do Patrimônio. Os textos serão produzidos pelos coordenadores e professores do FLIIC e convidados, com ampla divulgação na internet. Ainda nas ações de replicação do curso, parte das manifestações culturais empreendidas pelos participantes do curso ganharão registro audiovisual.

A proposta do FLIIC tem como meta capacitar os profissionais da cultura em Minas Gerais, além de contribuir para o aperfeiçoamento de agentes de transformação em 10 regiões mineiras e oferecer uma abordagem mais contemporânea, prática e inspiradora, empreendedora e criativa para a gestão de empreendimentos culturais. De acordo com uma das professoras do curso, Clarice Libânio, antropóloga, mestre em Sociologia, doutora e pós-doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, os objetivos do curso são oferecer novos olhares para as diversas gerações de líderes culturais em Instituições e contribuir para o preparo de profissionais dos diferentes segmentos da cultura para atuarem como lideranças culturais, seja na esfera pública, seja privada, “bem como uma visão integrada das áreas de administração, políticas públicas, economia, direito, design, comunicação, marketing e cultura”, afirma.

Segundo Lucas Machado Vilela, da ArcelorMittal de João Monlevade, o FLIIC vem de encontro com a missão e atuação da Fundação ArcelorMittal. “Temos buscado trazer para os territórios onde atuamos iniciativas como esta, que contribuam para a formação e o desenvolvimento dos agentes culturais de Minas Gerais, fortalecendo a ação local e agregando valores ao trabalho de todos”, declara.


Vagas

Ao todo, o curso disponibilizará 120 vagas, sendo 70 na turma 01, que aceitará inscrições de moradores de todas as macrorregiões do Estado de Minas Gerais: Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha/Mucuri, Triângulo, Alto Paranaíba, Centro-Oeste de Minas, Rio Doce, Mata, Sul de Minas, Central e RMBH. Já na turma 02 serão 50 vagas para moradores de João Monlevade e região.

A turma 01 do curso será totalmente online, com carga horária de 60 horas. Já a turma 02, em formato semipresencial, será ofertada em João Monlevade, com 108 horas/aula.

Além disso, serão oferecidas quatro palestras magnas com convidados, transmitidas ao vivo pelo Youtube do curso, com intérprete de LIBRAS ao longo das atividades, permitindo assim que pessoas surdas possam acompanhar o conteúdo oferecido.

As inscrições ficam abertas até o dia 15 de abril e no dia 22 de março, às 19 horas, haverá uma live no canal da Trium Brasil no YouTube, com os organizadores, coordenadores e patrocinador, para explicar sobre o funcionamento, o conteúdo e a proposta pedagógica do curso.

O curso é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da ArcelorMittal, através da Fundação ArcelorMittal, produção do Favela é Isso Aí e do Espaço Ampliar, gestão da Trium Brasil, apoio da Prefeitura e da Casa de Cultura de João Monlevade e realização Governo de Minas Gerais - Governo Diferente Estado Eficiente.


Serviço - Inscrições abertas entre os dias 14 de março e 15 de abril no site: www.fliic.com.br

A divulgação da lista dos selecionados será divulgada no dia 30 de abril. Mais informações nas redes sociais: instagram e facebook.  

Live informativa no dia 22 de março, às 19 horas, no canal da Trium Brasil no YouTube.


Crédito: Divulgação

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