07 abril 2022

Com o tema “Buteco vive”! concurso Comida do Buteco acontece de abril até maio

 

Concurso vai ser realizado entre os dias 8 de abril a 8 de maio e os 90 butecos terão petiscos  valor fixo de R$ 27, com o tema livre

O Comida di Buteco (@_comidadibuteco) promete movimentar a capital mineira entre 8 de abril a 8 de maio. A  22ª edição do Comida di Buteco volta a ser presencial e contar com a participação de 90 estabelecimentos, espalhados pela cidade, que comercializarão petiscos com preço fixo de R$ 27.00. 

Na disputa pelo título estão desde os veteranos aos mais novos, conforme data de abertura inclusive alguns deles que foram inaugurados durante o isolamento social. Confira a relação dos butecos participantes, conforme tempo de inauguração:

  • Décadas de 20 a 70 - Café Palhares, Bar Mercado Central, Pé de Cana, Zoo Bar, Bar Pompéu. 
  • Décadas de 80 a 90 - Bar do Nelson, Toninho - Alto Forno, Bar do João (SJ Batista), Rei do Omelete, Chalé da Costela, Cebola Roxa Grill, Fogão de Minas, Pé de Goiaba, Já To Inno, Petisqueira do Teté, Baiúca, Bar do Gil, Zé Bolacha.
  • Anos 2000 a 2019- Restaurante da Cleidir, 222, Boi Bento, Mulão, TACOS, Marina's Bar, Bandeco, Bar do Benguê, Recanto Vovó Tela, Bar do Dedinho, Botiquim Buritis, Spetim, Bar da Lili, Bar do Louro, Bar Mania Mineira, Barteco, Dona Suica, Leo da Quadra, Us Motoca, Koqueiros Bar, Magrelo`s bar, Bar Bambú, Buteco's Bar, Cantinho Mineiro, Buteco do Lili, Cantim Noiar, Bar do Kaká, O Fino do Alho, Xambar, Garagem da Família, Planeta Lúpulo, Santo Boteco, Boi Major, Boogie Oogie, Mamute Gatrobar, Reforma, Santuário Retrô Botequim, Sinhá Erozitha Bistrôteco, The Butcher, Villa da Chef, Bemdito, Cantim BH, Cantinho da Baiana, Cervejaria Pajé, Prado Beer, Tôa Tôanov, Astoria, Bar da Cintia, Bar da Iva, Bar Du Du, Barbarus Gastro Pub, Butequim on ce ta, Mineiros Beer, Prosa Boa, Quioxque Butiquim Carioca, Relicário Bistrô, Barrigudinha Buteco Gourmet, Bolota's Bar, Canela Amarela, Bar 1501, Bar do Valdo, Bitaca Capetinga, Calçada 420, Garagge Vintage, Tropeiro & Cia. 
  • Inaugurados durante a pandemia -  Odorico Cervejaria, Armazem do Chopp, Frango 70. 

Criatividade nos petiscos

Os proprietários dos butecos mostraram que estão dispostos a agradar em cheio os amantes da gastronomia botequeira, por isso, usaram e abusaram da criatividade na criação dos petiscos que, nessa edição do concurso, tem o tema livre e serão vendidos com preço fixo de R$ 27,00. Ingredientes variados como diversos cortes de carne de porco, de boi e de frango; peixes; legumes; iguarias típicas mineiras como língua, linguiça e rabada; além de outras inspiradas na gastronomia de outros estados brasileiros e culturas internacionais fazem parte dos pratos apresentados pelos  participantes.  

A mecânica do concurso

O objetivo do Comida di Buteco é eleger o melhor buteco de cada circuito. Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os bares pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. 

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

“Buteco é exemplo de resistência e alegria. É ali que tudo ganha vida. Histórias começam e terminam, sorrisos simplesmente acontecem. A vida acontece lá. É por isso que essa tem sido uma cultura tão brasileira. É por isso que o mote do concurso em 2022 será “buteco  vive!”, comemora o diretor de operações.

Concursos paralelos 

Paralelamente ao melhor petisco, alguns estabelecimentos participarão de ações isoladas, que também terão votação adicional, que será realizada somente pelos jurados selecionados pela organização, mas o público poderá consumir os produtos. Uma delas é a ação desenvolvida pela Rezende, onde os butecos  foram incentivados a desenvolver receitas utilizando a Linguiça Calabresa Defumada Rezende. .O concurso da Caipirinha Perfeita é outra disputa e os inscritos deverão elaborar a caipirinha tradicional, utilizando a  Cachaça 51 Edição Histórica. 

Sobre o Comida di Buteco

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em  Belo Horizonte e, desde 2016 elege também o Melhor Buteco do Brasil.  O circuito do Triângulo Mineiro começa a ser ampliado, com a inclusão da cidade de Araguari se somando a Uberlândia.  Serão  quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos. Na última edição o concurso registrou 480 butecos participantes; 400.000  votos; 2. 500.000 petiscos vendidos; 4.500 empregos diretos gerados; 4 milhões de pessoas impactadas nos butecos e 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

Fotos: Rodney Costa








Snoopy e sua turma chegam em abril na capital mineira

 

Instalado no BH Shopping, o evento é gratuito e conta com diversas ações que prometem encantar todas as idades.

A história em quadrinhos Peanuts de Charles Schulz e seu elenco de personagens, incluindo Snoopy, Charlie Brown e seus amigos, que foram muito amados e admirados por gerações por adultos e crianças, agora chegarão ao BH Shopping em abril na exposição Snoopy e sua turma. O evento foi pensado para toda a família se divertir e relembrar as histórias das tirinhas Peanuts, apresentando esse clássico aos pequenos.

Localizado no piso Mariana, o evento traz história dos personagens, jogos interativos, painel instagramável, realidade aumentada com molduras de personagens para a criançada tirar fotos ainda mais fofas! Mas o destaque é um inflável gigante do Snoopy com mais de 3 metros de altura. Além da diversão, o shopping também vai trazer informações e dicas úteis de como cuidar do seu pet com todo carinho que ele merece.

O espaço, que é totalmente gratuito, será inaugurado no dia 8 de abril e estará disponível para visitação até 8 de maio de segunda a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos e feriados, das 12h às 18h, O BH Shopping estará esperando todos para se divertirem juntos!

Sobre a Peanuts

Os personagens Peanuts e a propriedade intelectual relacionada são de propriedade da Peanuts Worldwide, que detém 41% de propriedade da WildBrain Ltd., 39% de propriedade da Sony Music Entertainment (Japan) Inc. e 20% de propriedade da família de Charles M. Schulz, que apresentou o Peanuts ao mundo pela primeira vez em 1950, quando a história em quadrinhos estreou em sete jornais. Desde então, Charlie Brown, Snoopy e o resto da turma da Peanuts deixaram uma marca indelével na cultura popular. Além de curtir os amados programas e especiais da Peanuts no Apple TV+, fãs de todas as idades celebram a marca Peanuts em todo o mundo por meio de milhares de produtos de consumo, além de atrações de parques de diversões, eventos culturais, mídias sociais e histórias em quadrinhos disponíveis em todos os formatos, desde o tradicional e até para o digital. Em 2018, a Peanuts fez parceria com a NASA em um Acordo de Ato Espacial de vários anos, projetado para inspirar a paixão pela exploração espacial e STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para a próxima geração de estudantes.

Serviço: 

Exposição Snoopy e sua turma

Local: BH Shopping - Piso Mariana

Data: de 08/04 a 08/05

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h / domingos e feriados, das 12h às 20h.

Entrada gratuita

04 abril 2022

Feira Internacional de Artesanato Nações & Artes traz vários países para o Shopping Del Rey

 

Evento é gratuito e vai até dia 30 de abril

Quem ama viajar e colecionar lembranças de diferentes partes do mundo poderá ter tudo isso sem sair de Belo Horizonte. O shopping Del Rey receberá até dia 30 de abril, Nações & Artes Feira Internacional de Artesanato, que reúne milhares de peças exclusivas de vários países e artesanatos locais. A visitação é gratuita.

O evento por si só já é uma atração. Cada stand é cuidadosamente ambientado com itens da sua região de origem e expõem produtos diversos, como tapeçaria, artesanato, vestuário, produtos para casa, acessórios, jóias, tecidos, artigos de decoração, bijuterias e obras de arte.

Além de visitar a feira e conhecer um pouco da cultura do país, os consumidores terão a oportunidade de adquirir itens diferenciados, a partir de R$ 15,00, e levarem consigo uma lembrança cultural para vestir ou decorar seu ambiente ou presentear alguém especial. A Nações & Artes está exposta de acordo com o funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 22h, e em horários especiais.

Para garantir a tranquilidade e o bem-estar dos visitantes, o evento preparou e cumprirá todos os protocolos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) exige. O espaço disponibiliza álcool gel para seus frequentadores e conta com uma rotina periódica de higienização dos produtos. Além disso, todos os colaboradores usarão máscaras.

A feira já passou por mais de 50 cidades do país. “Acreditamos que podemos alegrar os moradores da cidade de Belo Horizonte, com a nossa arte e ajudar na economia local”, afirma Juliano Michei, idealizador do evento.

SERVIÇO:

Feira Internacional de Artesanato e Decorações – Nações & Artes

Entrada gratuita

Local: Shopping Del Rey.

Data: até 30/04/2022

01 abril 2022

“Câmara na Rua” oferece serviços gratuitos para a população de Contagem

 


Com o objetivo de aproximar ainda mais o Legislativo do cidadão contagense, a Câmara de Contagem realiza, no dia 02 de abril (sábado), a partir das 9h na Praça da Glória, no bairro Eldorado, a primeira edição do “Câmara na Rua”. 

Serão cinco horas de serviços gratuitos, lazer e diversão para toda a família, com apoio da Prefeitura de Contagem e do Senac, entre outros parceiros.

Entre as principais atrações estão: corte de cabelo; auxílio para a declaração de imposto de renda; dicas de segurança do trabalho; tipagem sanguínea; aferição de pressão arterial; glicemia capilar; dicas de higiene bucal; rua de lazer; adoção de cães e gatos; Ativa Contagem, com dança e atividades físicas; atendimentos do Procon Câmara, da Ouvidoria do Legislativo e de secretarias municipais; Feirinha da Economia Solidária; além de muita música com a banda da Guarda Civil de Contagem e a dupla João Marcos e Maurinho.

“Essa é mais uma ação para aproximar o Legislativo das pessoas. A gente entende que é com mais participação que vamos conseguir avançar nas políticas públicas e melhorias para a cidade. Por isso, nossa gestão não tem medido esforços para estar mais perto da população. Todos os vereadores e vereadoras estão comprometidos em trabalhar junto à comunidade em ações que, de fato, resultem em uma Contagem melhor a cada dia. Fica, então, nosso convite para que você participe, sua presença é muito importante. Vem com a gente!”, destaca o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade).


Serviço

Câmara na Rua: A Ouvidoria mais perto de você!

Dia: 02 de abril (sábado)

Horário: A partir das 9h

Local: Praça da Glória (Eldorado).

30 março 2022

Regras do trabalho híbrido chegam para trazer segurança jurídica a colaboradores via CLT

 

A MP 1.108, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 28 de março, define teletrabalho ou trabalho remoto como 'a prestação de serviços fora das dependências do empregador


O trabalho remoto ou teletrabalho ganhou vários adeptos após o início da pandemia de Covid-19, já que impulsionou muitas empresas a mandarem os colaboradores para seus domicílios por causa do distanciamento social. Com isso, a rotina mudou e trouxe muitas dúvidas para os contratados, mas para organizar a situação, o Governo Federal apresentou, no último dia 25, as novas regras para esse formato através da Medida Provisória (MP) 1.108, que traz alterações sobre o vale-alimentação e também calamidade pública, como aponta o advogado trabalhista André Leonardo Couto.

O profissional, que tem mais de 25 anos de experiência no direito do trabalho, lembra que a MP tem como foco dar mais segurança jurídica a relação trabalhista, já que atualmente no país, 11% dos trabalhadores ativos exercem suas atividades no formato híbrido (remoto ou teletrabalho), conforme última pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

De acordo o advogado, a primeira situação que o trabalhador deve entender através da nova MP publicada, é que o teletrabalho ou mesmo remoto, são caracterizados como ‘serviço fora das dependências da empresa’. “Para deixar mais claro, a MP 1.108, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 28 de março, altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especialmente no capítulo II-A, referente ao teletrabalho, incluído pela reforma trabalhista de 2017 (Lei nº 13.467). Desta maneira, define teletrabalho ou trabalho remoto como a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não. Além disso, ela reforça que o comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador, não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto, criando assim o sistema híbrido”, explica o especialista.

Segundo o especialista, as mudanças da MP são positivas, já que as relações de trabalho têm evoluído rápido no Brasil. “O que modificou, primeiramente, é a possibilidade de adoção do modelo híbrido de trabalho pelas empresas, com a prevalência do trabalho presencial ou vice-versa. Até então, a CLT só descreve sobre o trabalho completamente remoto ou presencial. Segundo, se o trabalhador estiver na empresa presencialmente para tarefas específicas, ainda que de forma habitual, não descaracteriza o trabalho remoto. Em terceiro, dará prioridade ao trabalho remoto para trabalhadores com deficiência ou para quem tenha filhos de até quatro anos de idade. Além disso, o teletrabalho poderá ser contratado por jornada, por produção ou por tarefa e estagiários e aprendizes vão poder aderir ao trabalho remoto”, completa.

Proibido

Sobre as mudanças da MP 1.108, referentes ao auxílio-alimentação, daqui para frente os recursos só poderão ser usados para comprar comida. Para o advogado, é uma forma de coibir o uso ilegal do benefício. “Vale lembrar que a medida altera as regras de pagamento do vale-alimentação ao trabalhador. O objetivo é claro, já que visa garantir que os recursos sejam usados apenas para comprar comida. Se tornou algo rotineiro, mas errado por parte dos trabalhadores CLT, de usarem o benefício para outros fins”, diz André Leonardo Couto.

Urgência

Além dessas novas regras, a MP traz alterações voltadas a questão de calamidade pública. De qualquer forma, André Leonardo Couto, adiciona que é preciso expor, de fato, o que será considerado ‘calamidade pública’. “A medida traz um alento, já que antes não tínhamos a regulamentação para situações de urgência. Mas é preciso entender o que é calamidade, pois pode acabar sendo só mais uma forma de reprimir os direitos dos empregados. De qualquer forma, no caso do FGTS, a MP autoriza o atraso no pagamento do FGTS e no quesito férias coletivas ou individuais, ela regulamenta a antecipação ou concessão de descanso coletivo, além de autorizar a antecipação de feriados. Para finalizar, se for necessário e haja disponibilidade de orçamento, através de um decreto do Governo, as empresas afetadas poderão adotar o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM), para suavizar a situação”, conclui o especialista.

ALC Advogados

No mercado há mais de 10 anos, o escritório ALC Advogados é sediado na cidade de Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com atuação e vários cases de sucesso, o negócio, que tem à frente o advogado André Leonardo Couto, trabalha principalmente nas áreas do Direito do Trabalho, Cível e Imobiliária, com clientes em diversos Estados. Em 2020, o negócio passou a integrar o grupo empresarial ALC Group.

Siga no Instagram @alcescritorio

Site: https://andrecoutoadv.com.br/

Foto: Firmbee/Pìxabay

22 março 2022

Startup é criada em Minas Gerais para atuar no segmento de NFTs

 

Com o propósito de promover a convergência entre arte, música e tecnologia, a ICHELLO, acaba de liberar os primeiros ativos digitais para venda em sua plataforma

Um termo novo no mercado, escolhido como a palavra do ano pelo dicionário Collins, e que tem sido cada vez mais difundido. O NFT - sigla para non-fungible token, ou token não fungível, um ativo criado a partir da tecnologia blockchain, a mesma utilizada para as criptomoedas, tem atraído a atenção de empreendedores e investidores, de todo o mundo. Um exemplo é a recém-criada ICHELLO, em Belo Horizonte, que tem à frente o produtor musical e gestor de carreiras artísticas, Bruno Perdigão, que diversificou a sua atuação e hoje trabalha, também, com ativos digitais.

O NFT serve como identidade digital de um item e assegura a autenticidade do item físico ou digital. O token, que garante a posse de um bem exclusivo, que nenhuma outra pessoa tem, caiu nas graças de empresas e famosos. Em janeiro, o jogador de futebol Neymar pagou cerca de R$ 6 milhões por dois desenhos de chimpanzés da coleção Bored Ape Yatch Club, comercializados como NFTs. O cantor Justin Bieber também gostou das obras de arte e adquiriu um NFT da mesma coleção por aproximadamente R$ 6,9 milhões. Multinacionais, como Nike e Adidas, seguem a tendência do mercado e iniciaram os seus investimentos em NFTs. Estima-se mais de R$ 130 bilhões de reais já tenham sido movimentados em todo o planeta com esta nova forma de fazer negócios.

A ICHELLO vai disponibilizar como NFTs direitos autorais de músicas consagradas, composições, acessos exclusivos e vitalícios a camarins, reuniões de network promovidas por artistas, objetos colecionáveis, instrumentos musicais e outros itens que têm como característica a escassez. Bruno Perdigão destaca que o NFT em si não é um arquivo de computador, mas sim um ativo que existe em uma blockchain. “O certificado digital assemelha a uma criptomoeda. A diferença é que as criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, são fungíveis. Isto é, não há diferença entre as unidades em circulação. Já os NFTs não são mutuamente intercambiáveis, pois são bens únicos e não podem ser substituídos por outros iguais”, explica o empreendedor.

Com parcerias de peso, a ICHELLO já tem em seu portfólio composições de Caco Nogueira, autor de músicas famosas, como, Isso cê num conta (Bruno e Marrone), É tenso (Fernando e Sorocaba), Cê topa (Luan Santana), E aí tempo (Chitãozinho e Xororó) e muitas outras letras de sucesso. A startup iniciou as suas operações em janeiro deste ano com sucesso. “Em menos de 10 dias, o pré-sale executado por meio de swap (troca) de ativos digitais superou todas as expectativas da a equipe, trazendo mais de 3000 holders, que é como são chamados os proprietários de ativos digitais”, comemora Bruno Perdigão.

Recentemente, a startup mineira disponibilizou o NFT de uma camisa usada pelo Chorão, ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr. “Nós somos uma plataforma que tem como objetivo trazer experiências e benefícios exclusivos do cenário musical mundial. Além da possibilidade de ter participações em direitos autorais de canções, é possível adquirir composições inéditas, itens raros de artistas, como violões, roupas, acessórios e qualquer outro objeto. E por se tratar de um ativo, é possível que os itens sejam comercializados posteriormente e gerar lucro”, conta Bruno Perdigão.

Os NFTs são escassos por natureza e, por isso, se tornam exclusivos. De acordo com Bruno Perdigão, qualquer pessoa pode criar um ativo digital, mas isso só faz sentido financeiramente se o criador tiver sucesso em atribuir valor a algum item. “Trazendo para o universo da ICHELLO, acabamos de disponibilizar a camisa do Chorão, do Charlie Brown Jr, utilizada em um show. É um item raro, exclusivo e impossível de existir outro igual. Diferente de pensarmos no mesmo objeto, autografado por qualquer um e que não tenha nenhum tipo de valor agregado”, aponta.

A ICHELLO foi criada para atuar focada no segmento musical. A experiência de Bruno Perdigão na área foi determinante, pois, além de ser produtor musical da dupla César Menotti & Fabiano, tem grande bagagem em produções e gestão de carreira para vários outros artistas, com mais de 23 anos de trajetória profissional. “É uma verdadeira revolução na música. Com a ICHELLO, uni minhas duas paixões, que é trabalhar com arte e empreender. NFT é a palavra do ano e com certeza, será a palavra da vida de muitas pessoas”, profetiza o empresário.


Metaverso

Além do NFT, a palavra metaverso também tem sido bem difundida, pois é uma tendência na rede mundial de computadores. Trata-se de um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver usando avatares customizados em 3D. E a ICHELLO também investe na novidade. “Temos um universo de possibilidades para trabalharmos. Já estamos planejando mentorias, workshops e até mesmo shows no metaverso. Em breve, o que estamos fazendo agora não será mais um diferencial, mas sim uma opção obrigatória que os promotores de entretenimento em geral deverão oferecer para seus clientes”, finaliza o empreendedor.


Ichello

Plataforma: www.ichello.com.br

Instagram: @ichelloarts

YouTube: ichello 

Foto: Verônica Porto

Loja UniBH lança coleção Conexões, sob supervisão de Ronaldo Fraga

Linha conceito desenvolvida por estudantes foi ministrada pelo renomado estilista. Proposta reforça cultura da economia criativa.

Integrar o campus à comunidade é o objetivo do Cidade UniBH, programa que engloba todos os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes do Centro Universitário. E se a ideia é fazer com que essas iniciativas dialoguem com a sociedade, por que não criar uma linha de produtos diferenciados, tendo como mote a própria cidade? Inspirada nos ícones da capital mineira, as peças da primeira coleção da Linha Conceito da Loja UniBH, foram desenvolvidas pelos alunos e alunas com curadoria do estilista Ronaldo Fraga e trazem estampas exclusivas aplicadas em diversos produtos. Os itens da coleção “Conexões” estarão disponíveis on-line, na Loja UniBH.

Flávia Virginia, coordenadora do projeto da Loja Conceito, destaca que a proposta teve como referência o desejo de fazer com que a comunidade vivencie a cidade dentro e fora do Campus. “Queríamos oferecer produtos que trouxessem identidade e conexão. A ideia foi trazer a cidade para dentro do nosso espaço, estampada nas peças da coleção.”

O briefing do projeto se voltou para lugares marcantes de Belo Horizonte. “Todo o levantamento imagético da coleção foi feito em torno dessa transição que encontramos no hipercentro de BH, que reúne ícones do passado e do presente”, conta Flávia.

Alunos de Design, Arquitetura e até da Psicologia fizeram parte do grupo que desenvolveu o projeto de extensão. “É uma proposta que tem pesquisa, criação de mockups e de peças gráficas, apresentação, defesa. O Ronaldo Fraga foi muito importante nesse direcionamento, por conta de toda sua experiência”, ressalta a coordenadora.

Desafio fashion

O estilista Ronaldo Fraga, que ministrou o projeto, destaca que os alunos encontraram um enorme desafio, ao ter de desenvolver grafismos e estampas que contemplassem itens que vão desde peças do vestuário a acessórios. “Os produtos estabelecem link entre o Campus e a cidade. A coleção traz roupas confortáveis que em nada lembram os uniformes universitários tradicionais, provocando o desejo de serem usados além da sala de aula.”

Segundo Fraga, a criação das estampas traz doses de humor, contemporaneidade e poesia ao universo gráfico do UniBH.

O mix de produtos a ser disponibilizado para venda na Loja UniBH será feito como acontece no mercado. “Entregamos um portfólio com muitas possibilidades e a equipe do Marketing do UniBH, responsável pela loja, fará a seleção das peças com base em pesquisas realizadas com o público. Como é uma primeira coleção, o primeiro passo é entender o gosto do potencial consumidor”, explica Flávia.

Experiência para a vida

Sarah Aquino, estudante de Design, esteve no grupo de trabalho do projeto. Ela diz que a vivência de Ronaldo Fraga foi determinante para o resultado. “Ronaldo compartilhou muito da visão dele, dos processos de criação. Ajudou a gente a desenvolver as ideias para as estampas e nos orientou durante o processo. Estou no último semestre do curso de Design e ter experiências com as áreas que o design abrange é muito importante para eu saber do que gosto ou não.”

Sarah revela que o projeto da Loja Conceito despertou seu entusiasmo por desenvolvimento de produtos e de marcas. “Pensar na marca do UniBH aplicada nos produtos, na identidade da loja e em vários outros pontos, fez nascer em mim um interesse por essa área. Acho que o mais importante de todo o processo foi pensar na experiência que as pessoas teriam com o que estávamos desenvolvendo”, destaca.

Vinícius Monteiro, estudante do 7º período de Psicologia, participou do processo desde o início. “Esse projeto foi muito enriquecedor para mim. Vi como é importante dialogar com outros saberes. O Design acabou sendo a minha segunda opção e eu decidi seguir na área da Psicologia. Tive o grande prazer de flertar ainda mais com o Design e a honra de ter a Flávia Virgínia e o Ronaldo Fraga como mentores”, destaca o aluno.

Crédito: Divulgação-UniBH

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