06 janeiro 2022

Precisamos falar sobre o Janeiro Branco

 


O Janeiro Branco é o mês escolhido para se falar sobre a importância da saúde mental através de campanhas. A ação tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.

E falando sobre a importância da saúde mental, vale ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a Síndrome de Burnout como doença, e a partir do mês de janeiro começa a valer a doença de trabalho, que também é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.

Segundo especialistas, a doença é causada quando a relação com o trabalho acaba se transformando em estresse, ansiedade e nervosismo intensos, levando a pessoa ao seu limite físico e/ou emocional, passando a sentir cansaço extremo, desmotivação e esgotamento e passa a apresentar sintomas como dores de cabeça, nervosismo, cansaço físico e mental excessivo, pressão alta, dores musculares, alteração dos batimentos cardíacos, insônia, dentre outros, provocados pelo desgaste e estresse no ambiente de trabalho.

De acordo com o site psicologia viva, as profissões mais afetadas pela Síndrome de Burnout são profissionais da saúde em geral, principalmente médicos e enfermeiros; em seguida jornalistas; advogados; professores; psicólogos; policiais; bombeiros; carcereiros; oficiais de Justiça; assistentes sociais; atendentes de telemarketing; bancários; executivos.

São profissões que acabam exigindo um esforço maior com o trabalho e os profissionais se esquecem de relaxarem e com isso a mente fica em alerta o tempo todo, causando exaustão. Muitas vezes também, o Burnout está ligado ao fato das pessoas trabalharem em empregos que exigem bastante delas, ocorrendo assim muitas cobranças pelos superiores, fazendo com que isso acabe impactando de forma negativa a vida pessoal e profissional da pessoa.

Segundo dados do International Stress Management Association (ISMA Brasil), 70% dos brasileiros acabam tendo problemas com estresse, dos quais 30% podem desenvolver o Burnout e durante uma pesquisa realizada em nove países, a ISMA-Brasil concluiu que o Brasil ocupa o segundo lugar em nível de estresse, perdendo apenas para o Japão.

Além disso, outro estudo mostrou que pessoas que são muito empáticas estão mais sujeitas ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout por trazerem pra si a carga emocional de terceiros fazendo assim com que a dor do outro acabe fazendo com que elas se preocupem excessivamente e sobrecarreguem o seu emocional.

#janeiro #branco #saude #mental #burnout

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

  Pesquisa mostra que um a dois dias por semana no escritório é o ideal para a produtividade; Campanha promovida pela Woba abrange mais de 2...