19 julho 2022

VEM AÍ A 31º EXPOCACHAÇA E 15ª BRASILBIER

 

150 expositores de vinte regiões produtoras fazem parte da feira que oferecerá negócios, entretenimento, gastronomia, turismo e cultura


De 4 a 7 de agosto, BH recebe a 31ª ExpoCachaça e a 15ª Brasilbier, que acontecem na Serraria Souza Pinto com uma extensa programação. O evento, pioneiro, se tornou a maior referência do setor no Brasil e a maior vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça.

Para a edição 2022, serão 150 expositores, divididos em 160 estandes, e uma expectativa de público de 15 a 20 mil pessoas, que poderão apreciar o que há de melhor nas vinte regiões produtoras participantes.

“O pioneirismo e a força da ExpoCachaça fez dela a conceituada feira e a vitrine mundial da cadeia produtiva da cachaça. Essa posição nos permite fomentar ainda mais negócios, promover e divulgar os produtos, serviços, equipamentos, insumos da cadeia produtiva e de valor da cachaça e produtos afins”, afirma José Lúcio Mendes, presidente e promotor da ExpoCachaça e da BrasilBier”.

Para agradar a todos os gostos e paladares, o evento promete uma programação eclética onde negócios, lazer, entretenimento, gastronomia, turismo, cultura e proporcionam para o público a melhor experiência.

A ExpoCachaça acontece em conjunto com a 15ª Brasilbier, unindo as duas cadeias produtivas de bebidas: a cachaça de alambique e as cervejas artesanais. Além disso, todos os dias, a Expocachaça terá atrações culturais, espaço gourmet, apresentação de novidades do setor, stands de marcas de todos os cantos do país, além de completa infraestrutura, conforto e segurança aos visitantes.

Outras atrações

A parte musical, também destaque do evento, traz no line up: Quinta, 04/08: Creedence Cover (19h) e Lurex Queen (21h300; Sexta: Hocus Pocus/Beatles (19h) e Luiz Ricardo & Gabriel (21h30); Sábado: Putz Grilla (19h) e Sacode a Poeira (21h30); e Domingo: Trio Lampião (17h30) e Célio Santtos e Banda (20h). 

Ingressos

Os ingressos estão à venda pelo site da Expocachaça antecipados, e no dia, na bilheteria da Serraria Souza Pinto, a partir de R$25 (meia entrada)

Crianças de até 12 anos não pagam e devem estar acompanhadas dos pais ou responsável. Além disso, idosos entre 60 e 64 anos pagam meia-entrada, mediante apresentação de documento. Já idosos com mais de 65 anos, e cadeirantes, tem entrada gratuita. 

Serviço

31ª ExpoCachaça e 15ª Brasilbier 2022

Data: 4 a 7 de agosto 

Funcionamento: quinta e sexta, das 14h à 00h; sábado das 12h à 00h e domingo das 12h às 22h

Local: Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809 - Centro, Belo Horizonte/MG

Shows: 

Quinta: Creedence Cover e Lurex Queen

Sexta: Hocus Pocus (Beatles) e Luiz Ricardo & Gabriel

Sábado: Putz Grilla e Sacode a Poeira

Domingo: Trio Lampião e Célio Santtos e Banda

Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia) pelo site da Expocachaça ou na bilheteria da Serraria Souza Pinto nos dias do evento.

17 julho 2022

Educação financeira e projeção na carreira: como estudar sem recursos?


Segundo um mapeamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), municípios de todo o Brasil contabilizam uma demanda reprimida de 2,78 milhões de famílias para ter acesso ao Auxílio Brasil, atual programa social do governo federal de socorro a quem passa por dificuldades financeiras. São 5,3 milhões de pessoas que têm o perfil para receber o benefício e estão na fila, mas que não conseguem acesso a ele. Essa demanda demonstra o crescimento da pobreza no País – o que deixa o brasileiro cada vez mais distante de investimentos como educação e saúde, por exemplo.

Na esteira da precariedade financeira, muitos casais brasileiros, especialmente os mais jovens, têm dificuldade de pagar seus estudos. Assim, boa parte deles decide que apenas um dos dois continuará estudando, já que a verba destinada para o pagamento de mensalidades e aquisição de itens como computadores, livros e outros itens que promovem o acesso à educação não está prevista no orçamento das famílias.

Essa situação gera um padrão negativo. Sem dinheiro para investir em educação, os casais não conseguem melhores colocações no mercado de trabalho e, consequentemente, não prosperam financeiramente nem profissionalmente.

Na visão da empreendedora e especialista em educação, Carol Guedes, para um casal ganhar mais dinheiro e prosperar, ambos devem estar bem colocados no mercado de trabalho para conseguirem aumentar o salário anual. “Para isso, pelo menos 10% do salário mensal de cada um deve ir para a educação. Porém nem sempre isso é possível. Então, sem investimento em capacitação, não há melhora profissional, o salário não aumenta e, a cada dia, sobra menos dinheiro para a educação. Esse padrão precisa ser quebrado”, diz.

Para se ter uma ideia, o Brasil pode ter um déficit de trabalhadores qualificados até 2023, de acordo com o levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Segundo o estudo, mais de 400 mil postos de trabalho com qualificação serão criados no próximo ano. Porém apenas 100 mil serão preenchidos por profissionais que tenham as habilidades esperadas”, exemplifica.

E, para dar uma guinada no currículo, valem ainda os cursos de liderança, inglês, marketing e até mesmo os mais rápidos, on-line, que cada um faz no seu próprio tempo.

Mas como estudar sem depender dos recursos mensais do casal?

Segundo Carol Guedes, quando os recursos são escassos, o casal tem menos chances de estudar. Mas agora é possível transformar parte dos gastos mensais, que já são realizados, em pontos que podem ser trocados por produtos educacionais. “Ao realizar as compras do dia a dia de forma planejada, o casal pode juntar pontos que são acumulados para serem usados no pagamento de cursos e materiais destinados ao ensino”, diz ela. “É assim que funciona o recém-criado PontoE”, completa.

O PontoE é um programa de fidelidade que, por meio de um app, conecta empresas e consumidores com o propósito de proporcionar acesso à educação e transformar a vida de milhares de pessoas.

De forma bastante simples, o consumidor acessa a plataforma, realiza suas compras, das quais parte do valor consumido é revertido em pontos, que nunca expiram. A partir do acúmulo desses pontos, ele pode se programar para trocá-los por cursos, para pagar material escolar/didático/paradidático, para comprar um eletrônico e conseguir realizar um curso online, enfim, para alcançar um objetivo que beneficie sua educação ou a de alguém que ele deseje ajudar.

“O PontoE possibilita que as pessoas invistam em educação a partir de todos os seus gastos”, afirma Carol Guedes. “E, pensando em ‘sonhar junto’, o casal pode se organizar para que um deles compre um computador para fazer um curso EAD de programação, por exemplo, enquanto a outra pessoa utiliza os créditos para fazer um curso de inglês. Tudo isso, sem recorrer a dinheiro, apenas contando com os pontos conquistados a partir das compras no programa de fidelidade. São inúmeras as oportunidades, principalmente quando pensamos que esses créditos não expiram e podem ser uma ajuda a qualquer momento”.

Dicas para o presente e o futuro

Carol Guedes enfatiza que o PontoE é uma ferramenta imprescindível para que o casal organize suas finanças, realize um planejamento financeiro pensando em educação e se programe para o futuro. “Sabendo que os pontos acumulados nunca expiram, é possível fazer um plano de carreira, no qual o casal determina quais cursos serão realizados, perseguindo essa meta. E, também, é sempre possível pedir aos familiares e amigos que acumulem pontos e os doem ao casal, afinal, no PontoE, você pode beneficiar outras pessoas com seus pontos”, ensina.

Sobre o Ponto E

PontoE é um programa de fidelidade gratuito e inédito focado em educação, que transforma um percentual do valor das despesas do dia-a-dia das famílias em pontos que nunca expiram, e que podem ser trocados por cursos, aulas, material escolar, didáticos, paradidáticos, livros e computadores que beneficiem sua educação ou a de alguém que deseje ajudar. 

Por meio da plataforma que pode ser baixada gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store, o consumidor acessa a plataforma, realiza suas compras e, a partir delas, recebe parte do valor em pontos que nunca expiram.

Com mais de 400 empresas parceiras no aplicativo, – entre elas marcas como Carrefour, Americanas, AliExpress, C&A, Avon, Renner, Brastemp, Fast Shop, Nike, entre outras, – o PontoE também é uma excelente opção para as empresas, já que foi desenvolvido com o conceito de economia colaborativa e das práticas ESG. Isso faz do app uma excelente ferramenta para as empresas venderem mais, conhecerem seus consumidores e ainda impulsionarem suas metas sociais, ambientais e de governança corporativa.

Foto: Pixabay

05 julho 2022

Entre 12 e 17 de julho Porks promove a Semana Mundial do Rock

 

Quem estiver com a camisa da banda homenageada no dia ganha um chope pilsen Verace 330 ml.

O Porks vai fazer uma homenagem aos monstros sagrados do Rock. Cada dia terá um Especial – com bandas ao vivo e o playlist do som ambiente das casas que terão o repertório destacando um ícone deste estilo tão amado. 

No dia 12, os Rolling Stones terão um dia todo só pra eles. Dia 13, é a vez dos garotos de Liverpool, The Beatles. Dia 14 tem Red Hot Chili Peppers.  

Dia 15 é a vez do rock nacional ser a estrela dos palcos do Porks. Foo Fighters terá sua homenagem no dia 16 e dia 17 o tributo é para Amy Winehouse, que fecha a programação. 

Neste último dia, terá chope pilsen 330 ml por R$ 5 e drinks em dobro a noite toda. Será nas três unidades em BH. 

Quem estiver com a camisa da banda homenageada no dia ganha um chope pilsen Verace 330 ml.

Sobre o Porks:

“A carne suína voltou a ser uma tendência em todo o mundo. No Porks oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional. Agora, queremos expandir nossa atuação no mercado jovem mineiro, e temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais, tudo isso potencializado por um ambiente leve e aconchegante”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.

Seguindo modelos internacionais, o Porks aposta em uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou de pé, até mesmo, na rua. “Nosso modelo de negócio prioriza a experiência única, com muita agilidade no atendimento”, comenta Netto. Para isso, a casa trabalha com preparos deliciosos, que exploram toda versatilidade da carne de porco, e de fácil consumo. No menu, petiscos e sanduíches incríveis, desenvolvidos a partir de receitas exclusivas criadas pela rede.

Entre os destaques do cardápio estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; e o Pork Burrito, novidade da casa, feito com burrito mexicano recheado com pernil desfiado, cheddar, sour cream, cebola caramelizada e chips de batata.

Para quem curte ótimos petiscos, a casa trabalha com uma série de opções criativas e com sabores inconfundíveis. Entre os destaques estão a Porkspóca, pururuca de porco crocante temperada com sal de lemon pepper; o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar; entre outras opções. Propondo uma harmonização completa, a rede trabalha com uma grande variedade de chopes artesanais e mais de dez opções de drinks.


Porks Savassi

Rua Fernandes Tourinho nº 19 – Loja 4, na Savassi.

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h à 01h. Sexta das 17h às 02h. Sábado das 15h às 01h e Domingo de 15h à 01h


Porks Castelo

Rua Castelo de Alenquer, 50 – Bairro Castelo

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h às 00h. Sexta das 17h à 01h.  Sábado das 15h à 01h e Domingo de 15h à 00h


Porks Praça Tiradentes

Praça Tiradentes, 51

Horário de funcionamento: 17h às 22h

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h às 00h. Sexta das 17h à 01h.  Sábado das 13h à 01h e Domingo de 15h à 00h


Foto: Edy Fernandes

23 junho 2022

Brinquedoteca Itinerante movimenta o bairro Pompeia neste domingo

 

Ação terá brincadeiras, teatro e contação de histórias. Objetivo é levar lazer e entretenimento gratuito para a cidade e promover campanha de erradicação do trabalho infantil 


Neste domingo, 26, a Brinquedoteca Itinerante chega ao bairro Pompeia para sua terceira edição. Promovida pela Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a ação é gratuita e será realizada das 10h às 14h. Na programação estão apresentações musicais, teatro, contação de histórias, leitura e espaço de brinquedos.

Com o tema “O futuro se constrói brincando”, a Brinquedoteca Itinerante tem como principal objetivo promover, nas comunidades mais vulneráveis de Belo Horizonte, a promoção dos direitos da criança e do adolescente, por meio de atividades gratuitas que estimulem o brincar, a cultura, a arte, a leitura, o lazer, o protagonismo infantil e a convivência familiar. O projeto vai beneficiar mais de 3.200 crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica.

A Brinquedoteca Itinerante será instalada em avenidas, praças públicas, parques e comunidades em oito (das nove) regiões de Belo Horizonte, sendo elas: Venda Nova, Norte, Nordeste, Pampulha, Noroeste, Leste, Oeste e Barreiro. Ao todo, serão realizadas oito edições, beneficiando, a cada edição, mais de 400 crianças, de 0 a 12 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As duas edições anteriores foram realizadas na Pedreira Prado Lopes e Parque Estrela Dalva. 

Diversão além da Região Central

Belo Horizonte é uma capital com diversas programações culturais. Porém, estudos realizados por meio do Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente e Jovem (2012), apontam carências de projetos culturais descentralizadas. O levantamento mostrou que 90% das atividades culturais são realizadas na região Centro-Sul da cidade.

“Diante desses números, nos movimentamos para promover a cultura e o lazer para as comunidades em territórios descentralizados. A Brinquedoteca Itinerante irá proporcionar a essas crianças acesso a espaços de criação, leitura e lazer que promovam o direito do brincar, fornecendo a elas a vivência e o acolhimento”, destaca o presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink.

Campanha de erradicação do trabalho infantil

Durante as oito edições da Brinquedoteca Itinerante, a Fundação CDL-BH vai realizar campanhas de conscientização para a erradicação ao trabalho infantil.

Por meio de cartilhas, banners e peças gráficas em redes sociais, o objetivo principal da campanha é mostrar os impactos do trabalho infantil na vida das crianças. “As atrações teatrais da Brinquedoteca Itinerante contará também com o reforço a mensagem de erradicação do trabalho infantil”, adianta Mayrink.

Brinquedoteca Itinerante

Local: Rua Iara, 202 – Pompeia – em frente a Paróquia Nossa Senhora do Rosário 

Data: 26 de junho

Hora: 10h às 14h

Entrada: Gratuita


Foto: Alessandro Carvalho

Sebrae Minas promove workshops para o segmento audiovisual

 

Capacitações on-line serão realizadas a partir do dia 11 de julho e vão até novembro 

Estão abertas as inscrições para uma série de capacitações voltadas para empreendedores do segmento audiovisual. As atividades on-line, promovidas pelo Sebrae Minas, serão realizadas entre julho e novembro. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.sebraemg.com.br.  

Na programação, serão oferecidos sete workshops sobre os seguintes assuntos: “Como produzir um roteiro” (11 a 14/7), “O negócio da distribuição digital no Brasil” (8 a 11/8), “Produção executiva para cinema e TV” (29/8 a 1º/9), “Elaboração e formatação de projetos audiovisuais” (12 a 15/9), “Marketing para cinema e tv” (3 a 6/10), “Técnicas de negociação e pitching” (24 a 27/10) e “Como aplicar políticas de fomento ao audiovisual no Brasil” (21 a 24/11).  

Durante as capacitações, os empreendedores serão orientados desde a concepção da ideia até a construção do roteiro. Também saberão mais sobre elementos de uma narrativa audiovisual, tipos de roteiro, formatos e gêneros das obras audiovisuais, além de técnicas de criação. Cada workshop tem duração de 16 horas e os participantes receberão 2 horas de mentorias a distâncias de especialistas do mercado. 

Workshops do Audiovisual – 11/07 a 24/11 

Inscrições: www.sebraemg.com.br 


Como produzir um roteiro – da ideia à narrativa cinematográfica 

Data: 11 a 14 de julho - Horário: 17h às 21h 

Professora: Laura Barile 

Link da Loja Sebrae MG 


O negócio da distribuição digital no Brasil 

Data: 8 a 11 de agosto - Horário: 17h às 21h 

Professor: Fabriccio Annunciato 

Link da Loja Sebrae MG 


Produção executiva para cinema e TV 

Data: 29 de agosto a 1º de setembro - Horário: 17h às 21h 

Professora: Minom Pinho 

Link da Loja Sebrae MG 


Elaboração e formatação de projetos audiovisuais  

Data: 12 a 15 de setembro - Horário: 17h às 21h 

Professora: Júlia Nogueira 

Link da Loja Sebrae MG 


Marketing para cinema e tv 

Data: 3 a 6 de outubro - Horário: 17h às 21h 

Professora: Barbara Sturm 

Link da Loja Sebrae MG 


Técnicas de negociação e pitching 

Data: 24 a 27 de outubro - Horário: 18h às 22h 

Professor: Victor Lopes 

Link da Loja Sebrae MG 


Como aplicar políticas de fomento ao audiovisual no Brasil 

Data: 21 a 24 de novembro - Horário: 17h às 21h 

Professor: Helder Quiroga 

Link da Loja Sebrae MG 

20 junho 2022

FESTIVAL PRIME ROCK BRASIL VAI AGITAR O MINEIRÃO


O festival reúne grandes nomes do rock nacional no dia 16/7, marcando o retorno de grandes encontros da nossa música.


Em menos de 30 dias, Belo Horizonte vai se tornar a capital nacional do rock, com a realização do Prime Rock Brasil no Mineirão. Marcado para 16 de julho, o evento será o primeiro encontro de alguns dos maiores artistas do rock brasileiro neste retorno aos palcos. Nomes como Paula Toller, Nando Reis, Humberto Gessinger, Titãs, Capital Inicial, Biquini Cavadão, Paulo Ricardo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá farão do Prime Rock um festival histórico para o público, celebrando ainda os 40 anos do pop rock nacional.

"A expectativa é de que o Prime Rock Brasil - edição BH reúna a velha e a nova geração amante do rock nacional. Estamos com um line up incrível e que conta a história das últimas quatro décadas da nossa música. Com certeza será um festival marcante", aposta o produtor Leo Ziller.

Com 12h de música, o Prime Rock Brasil BH, será dividido em três setores - pista; Camarote Secreto, com shows,  bares, banheiros e entradas exclusivos, e acesso ao frontstage; e Lounge Prime, espaço exclusivo para no máximo 800 pessoas, com entrada, banheiros e bares próprios, acesso a todas as áreas do evento, side stage com bar de drinks, e área especial em frente ao palco, para ver os artistas bem de perto. Os ingressos do quinto lote estão sendo vendidos através do site www.meep.com.br

SERVIÇO:

PRIME ROCK BRASIL - BH 2022

Data: 16/07/2022

Local: Esplanada do Mineirão

Ingressos no www.meep.com.br/primerock  

Pista (5º lote): a partir de R$ 230 (meia entrada) e R$ 460 (inteira)

Camarotes Secreto (5º lote): a partir de R$ 380 (meia entrada) e R$ 760 (inteira)

Lounge Prime (5º lote): a partir de R$ 790 (meia entrada) e R$ 1.580 (inteira) 


Bandas:

-Titãs

-Capital Inicial

-Paula Toller

-Humberto Gessinger

-Biquíni Cavadão

-Paulo Ricardo 

-Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá tocam Legião Urbana


Mais informações: instagram.com/primerockbrasil.bh ou Whatsapp 31 99813-1550

26 maio 2022

TUTU COM TACACÁ faz show de estreia de seu primeiro disco

 

Grupo musical passeia entre as culturas populares de Minas e do Pará 

Para quem estava com saudades de rodar a saia, após mais de dois anos sem encontrar o público, o carimbó paraense com jeitinho mineiro da banda Tutu com Tacacá volta a animar a plateia com um show especial no sábado, dia 11 de junho, às 20h, no Teatro Raul Belém Machado. 

A apresentação marca a estreia oficial do primeiro álbum do grupo, homônimo, que foi lançado nas plataformas digitais no fim de 2021. “Agora que estamos em um momento  mais controlado da pandemia, estamos ansiosos para reencontrar a plateia e celebrar a vida! Ainda mais apresentando ao vivo as nossas canções autorais. Será uma noite de muita festa e surpresas”, conta a vocalista e compositora Ana Luísa Cosse.

No espetáculo, o Tutu com Tacacá vai apresentar todas as faixas do disco e alguns clássicos do carimbó de nomes como Dona Onete e Mestre Lucindo. Nos arranjos, a sonoridade da banda chama a atenção ao combinar instrumentos mineiros à estrutura do ritmo paraense. Do carimbó, vêm guitarra, baixo, banjo, flauta, curimbós e maracas, adicionados aos mineiros patangomes e caixas de folia. Segundo a cantora, os ritmos tradicionais de Minas e do Pará têm levadas muito parecidas que se encaixam muito bem. “Desde o começo da banda, nós pesquisamos e fazemos essa mistura que já vai além do uso desses instrumentos”, explica.

O resultado disso tudo é uma música de muita energia, com clima de carnaval e que convida todo o público a dançar junto. O show contará com uma participação do corpo de baile do Grupo Aruanda, que vai apresentar sua coreografia de carimbó e ensinar alguns passos de dança.

O show da Banda Tutu com Tacacá, dia 11/06, às 20h, no Teatro Raul Belém Machado tem entrada a preço simbólico, de R$ 4, com venda antecipada pelo site Diskingressos e na bilheteria do local, a partir de uma hora antes do espetáculo. Para coroar uma noite tão especial, a apresentação será registrada em vídeo, e lançada, em breve, nos canais digitais do grupo.

O show e o registro serão realizados com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

O disco “Tutu com Tacacá”

Lançado em outubro de 2021, nas plataformas de streaming musical, o primeiro disco da banda Tutu com Tacacá conta com oito faixas autorais, com produção musical de Luiz Camporez e fortes influências de expressões culturais regionais, como o Reinado Mineiro, a Folia de Reis, a Catira mineira, carregadas com a guitarra e o banjo paraenses do carimbó. As músicas foram criadas após uma residência artística feita no Pará por Marina Araújo, que assina cinco faixas, e Ana Luísa Cosse, autora de uma música em parceria com Camporez.

Há, também, uma composição de Shari Simpson (flauta) e uma de Pedro Fonseca, ex-guitarrista e vocalista da banda. O processo de gravação foi feito no Eremita Estúdio, em meio às restrições impostas no combate à pandemia da Covid-19. À equipe coube o desafio de levar para o registro a energia tão presente nos shows ao vivo da Tutu com Tacacá, mesmo em uma situação de gravações individuais. O resultado final surpreende e já figura entre playlists do gênero.

Ouça o álbum: https://linkme.bio/tutucomtacaca/

Sobre a banda Tutu com Tacacá

A banda Tutu com Tacacá é fruto do encontro de músicos do Grupo Folclórico Aruanda, que queriam experimentar novas possibilidades estéticas e musicais a partir da cultura popular brasileira. O primeiro resultado dessa reunião foi o Bloco da Fofoca, que em 2014, resolveu levar o carimbó paraense para o carnaval de Belo Horizonte. “A fofoca é uma vestimenta íntima que utilizamos embaixo da maioria dos trajes das danças pesquisadas pelo Aruanda. Começamos a dançar vestidas de fofoca e decidimos que o nosso bloco seria o bloco das ‘fofoqueiras’. Já existia uma pesquisa de carimbó no Aruanda, conhecíamos as sonoridades e as movimentações da dança. Então, sempre foi um ritmo apaixonante e envolvente para nós”, explica Ana Luísa Cosse.

O sucesso do primeiro desfile do Bloco foi a fagulha para a criação de um projeto que se estendesse durante todo o ano: a banda Tutu com Tacacá. A primeira mistura estética do grupo começou com a adaptação dos ritmos do carimbó para os instrumentos clássicos do carnaval de rua. “As sonoridades mineiras foram chegando aos poucos e espontaneamente. Nossas composições são inspiradas nas tradições paraenses e mineiras, mas as letras refletem nossas vozes, nossos posicionamentos, o que temos vontade de dizer ao mundo”, conta Marina Araújo.

No que toca às referências, o Tutu com Tacacá reverencia as Irmandades mineiras, em especial as guardas de Moçambique e Congo, bem como nas Folias de Reis. “Também são referências para nós a Vesperata de Diamantina, Milton Nascimento e o Clube da Esquina”, conta Ana Luísa Cosse. Do Pará, a banda busca referência em diversos nomes, tais como Mestre Verequete, Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo, Mestre Diquinho, Mestre Chico Braga, Suraras do Tapajós, Mestre Paulinho Barreto, Mestre Chico Malta, Mestre Hermes Caldeira, Mestre Osmarino Cumaruara, Mestre Silvan Galvão, Grupo Tatu Kanastra, Grupo Kuatá de Carimbó, Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho, Grupo Tambores do Pacoval, Grupo Eco Marajoara, Grupo Sancari, Grupo Cheiro do Pará, Grupo Frutos do Pará. “Também nos inspiram artistas como Lia Sophia, Fafá de Belém, Joelma, Gaby Amarantos,Felipe Cordeiro e Félix Robatto”, completa.

A formação do Tutu com Tacacá conta com Ana Luísa Cosse (vocalista), Camila Menezes (baixista), Leléo Lima (percussionista), Marina Araújo (percussionista), Shari Simpson (flautista), Stênio Galgani (guitarrista) e Vivi Cosse (vocalista e maraqueira).

Em seis anos de história, a Tutu com Tacacá já realizou shows em eventos como o 13º Festival de Verão da UFMG (2019), Mostra de Cinema de Tiradentes/MG (2019) e I Festival Sindical da Canção (2017). A banda também foi vencedora do concurso “Sarau Minas Tênis Clube”, em 2019, e realizou um show em homenagem à cantora Dona Onete, diva do carimbó paraense, e recebeu o Prêmio Cultural Aldir Blanc, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em 2020, na categoria Linguagens Artísticas.


SERVIÇO

SHOW TUTU COM TACACÁ

11 de junho, 20h

Teatro Raul Belém Machado - R. Jauá, 80 - Alípio de Melo, Belo Horizonte

Ingresso: R$ 4 - pelo Diskingressos ou na bilheteria do teatro

Instagram: @tutucomtacaca


Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

  Pesquisa mostra que um a dois dias por semana no escritório é o ideal para a produtividade; Campanha promovida pela Woba abrange mais de 2...