19 maio 2022

Dia Livre sem Impostos terá medicamentos, cosméticos, gasolina e gás de cozinha



 

A redução no preço dos produtos pode chegar a mais de 50%. Na capital mineira, drogarias, lojas de cosméticos, postos de combustível e distribuidora de gás de cozinha são alguns dos estabelecimentos participantes que vão comercializar mercadorias sem o valor dos tributos no dia 2 de junho

Medicamentos, produtos de higiene e cosméticos são alguns dos itens que mais pesam no bolso do consumidor. Esse impacto é provocado pela alta carga de tributos que incide sobre esses produtos. Nos medicamentos, por exemplo, 33,87% do valor praticado correspondem a taxas e impostos.  Já em itens de higiene, como shampoo, equivalem a 44,2%. No caso de cosméticos, os tributos representam 55,27%. Ao adquirir um simples desodorante ou condicionador, o consumidor paga, no preço final, 37,37% só de impostos.

Os dados acima, registrados pelo Impostômetro, são alguns dos motivos que levam o trabalhador brasileiro a dedicar 149 dias de seu ano apenas para pagar impostos. Tamanha carga tributária fez com que, somente até o dia 3 de maio deste ano, o país arrecadasse R$ 1 trilhão em impostos. “Os altos impostos, junto com a inflação, corroem o poder de compra do brasileiro. Caso não tivéssemos taxas tão altas ou, pelo menos, houvesse retorno em serviços públicos de qualidade como saúde e educação, a economia brasileira estaria muito mais avançada”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

A entidade, por meio da CDL Jovem, é a precursora do Dia Livre de Impostos (DLI), lançado na capital mineira em 2003 e que hoje é uma ação nacional. Neste ano, a 16ª. Edição será realizada no dia 2 de junho e terá medicamentos, produtos de higiene pessoal e cosméticos vendidos sem a incidência de impostos.

Todas as 31 lojas da Droga Clara em Belo Horizonte irão participar do DLI. A rede adere ao movimento desde a primeira edição e, neste ano, irá ofertar produtos com redução de até 30% no valor final. “Nosso objetivo é deixar claro o impacto da tributação no bolso do brasileiro. Neste ano, iremos comercializar desde medicamentos a dermocosméticos sem a incidência dos impostos”, declara o presidente da rede, Warley Oliveira.

A Drogaria Araujo também irá participar do DLI. A rede farmacêutica irá comercializar medicamentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal e diversos outros itens sem o valor dos tributos, que representam 35%  do valor praticado. Ao todo, serão 290 lojas em Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior de Minas Gerais.

Segundo o presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo Neto, a empresa apoia o movimento, que questiona não só as altas cargas tributárias do Brasil, mas também, o uso do valor arrecadado com esses impostos. “Com essa ação queremos aumentar o poder de compra das pessoas, evidenciando, com a retirada das taxas, a alta carga tributária que impacta diretamente na quantidade de produtos que vai na cestinha do consumidor”, explica.

A ação é válida para todas as lojas, aplicativo, site Araujo e também via Drogatel, pelo 3270-5000. Além da entrega em todo o Brasil nas compras pelo site e aplicativo, o cliente poderá optar pelo Clique Retire – que permite a retirada do produto na loja mais perto, sem passar pelo caixa, sem filas e sem frete.

“Comerciantes de toda a capital estão se mobilizando para o DLI. Todos estão empenhados em chamar a atenção do poder público para a urgência da reforma tributária. Vivemos dois longos anos de restrições e prejuízos em função da pandemia do Coronavírus. O consumidor também amargou queda na renda e desemprego. É preciso que essa situação seja revista, pois só assim conseguiremos ter uma retomada econômica mais segura e sustentável”, diz o presidente da CDL/BH.

Gás de cozinha e gasolina sem a incidência de impostos

O Posto Pica-Pau, localizado na Avenida do Contorno, 10.325 – Barro Preto, vai comercializar gasolina comum sem o valor dos impostos incidentes, limitados a 50 motos e 145 carros. O valor do litro representa o preço da gasolina comum sem a incidência de três tributos (CIDE, ICMS e PIS/COFINS), que correspondem a cerca de 36% de taxas que compõem o preço final do produto. O objetivo é contemplar o maior número possível de consumidores. O pagamento será feito obrigatoriamente em dinheiro e o abastecimento será por ordem de chegada e com a distribuição de senhas.

É importante frisar que o abastecimento será feito diretamente no tanque do veículo, ou seja, não é permitido o abastecimento em galões, vasilhames ou quaisquer recipientes, mesmo sendo os galões autorizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A distribuidora Amigão Gás, localizada na Rua Estrada do Cercadinho – 1.315, bairro  Jardim América, irá vender o botijão de gás sem o valor dos impostos incidentes. Serão comercializadas 200 unidades, limitada a uma por pessoa. A compra será por ordem de chegada e com distribuição de senhas. “O gás de cozinha tem sido um dos vilões do orçamento das famílias. Os aumentos recentes e a inflação estão pesando no bolso do consumidor. O DLI vai ajudar a esclarecer como o preço final é estabelecido e o quanto os impostos embutidos nesse produto impactam o poder de compra”, afirma Thiago Gomes, sócio da distribuidora.

Sebrae Minas promove Caravana Gastronômica em bares e restaurantes de BH

 

Iniciativa do programa ‘Prepara Gastronomia’ pretende fortalecer o segmento da alimentação e estimular os pequenos negócios a alavancarem as vendas 

O Sebrae Minas realiza a Caravana do Prepara Gastronomia no dia 1º de junho, visando estimular os pequenos negócios de alimentação fora do lar, além de valorizar a gastronomia de Belo Horizonte. 

Dos quatro endereços a serem percorridos, 16 empreendedores terão a oportunidade de oferecer e mostrar seus produtos a jornalistas e influenciadores digitais e lideranças do segmento de alimentação. Estão previstas paradas para café da manhã, almoço, comida de boteco e Arraiá.

Mais de um terço dos bares e restaurantes ainda trabalhou no prejuízo em fevereiro, segundo pesquisa da Abrasel. O levantamento aponta que 38% dos estabelecimentos entrevistados tiveram resultados deficitários, embora uma parcela tenha registrado uma melhora em relação a janeiro (43%).  

O analista do Sebrae Minas Renato Lana, ressalta que os pequenos negócios de alimentação passaram por diversas adaptações nos últimos tempos em função das mudanças no perfil de consumo das pessoas, e a pandemia veio acelerar um processo que já estava em transformação. “É o que chamamos de “destruição criativa”, ou seja, quem continuou estagnado e não buscou os meios digitais, muito menos interagir com os clientes, acabou fechando os negócios”.  

Ainda, segundo ele, “os empreendedores que procuraram inovar, colocaram em seus temperos altas doses de criatividade, rechearam suas redes sociais com conteúdos humanizados e passaram a interagir com os clientes, não somente conseguiram sobreviver, mas vêm crescendo e avançando junto com o mercado. Na Caravana, portanto, vamos percorrer os empreendimentos dos diversos projetos do Sebrae Minas, para saborear e conhecer os pequenos empreendedores dos diversos cantos da capital mineira”, destaca o analista. 

A iniciativa tem a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, da Frente da Gastronomia Mineira (FGM) e da Abrasel/MG. Ela faz parte do programa Prepara Gastronomia, que, em 2021, atendeu 1.427 pequenos negócios de alimentação em Belo Horizonte e Região Metropolitana em mais de 700 capacitações on-line e presenciais.  Entre os principais resultados obtidos estão o aumento do faturamento e o maior engajamento nas redes sociais dos negócios participantes. 

Mais informações pelo 0800 570 0800. 

10 maio 2022

Porks apresenta seu Festival de Comida de Boteco

 

De 23 a 29 de maio são quatro opções por R$ 15 cada


Tem festival de comida de boteco no Porks também. De 23 a 29 de maio em todas as três unidades da casa em BH quatro petiscos estarão com preços especiais. Foram selecionadas quatro opções por R$ 15 cada uma neste período.  Não poderia faltar o mix de torresmos clássicos da casa numa porção só, com o Porkspóca, a versão em tiras e o torresmo mineiro em cubos, crocante por fora e macio e suculento por dentro. Outro que entra neste festival é a batata tropeira, na versão rústica com pernil desfiado e molho barbecue. Todo mundo gosta de coxinha e no Porks ela vem em porção om seis unidades e recheio de lingüiça defumada. Tem ainda o bolinho de macaxeira recheado com carne seca.

 
Sobre o Porks:

“A carne suína voltou a ser uma tendência em todo o mundo. No Porks oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional. Agora, queremos expandir nossa atuação no mercado jovem mineiro, e temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais, tudo isso potencializado por um ambiente leve e aconchegante”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.

Seguindo modelos internacionais, o Porks aposta em uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou de pé, até mesmo, na rua. “Nosso modelo de negócio prioriza a experiência única, com muita agilidade no atendimento”, comenta Netto. Para isso, a casa trabalha com preparos deliciosos, que exploram toda versatilidade da carne de porco, e de fácil consumo. No menu, petiscos e sanduíches incríveis, desenvolvidos a partir de receitas exclusivas criadas pela rede.

Entre os destaques do cardápio estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; e o Pork Burrito, novidade da casa, feito com burrito mexicano recheado com pernil desfiado, cheddar, sour cream, cebola caramelizada e chips de batata.

Para quem curte ótimos petiscos, a casa trabalha com uma série de opções criativas e com sabores inconfundíveis. Entre os destaques estão a Porkspóca, pururuca de porco crocante temperada com sal de lemon pepper; o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar; entre outras opções. Propondo uma harmonização completa, a rede trabalha com uma grande variedade de chopes artesanais e mais de dez opções de drinks.


Porks Savassi

Rua Fernandes Tourinho nº 19 – Loja 4, na Savassi.

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h à 01h. Sexta das 17h às 02h.  Sábado das 15h às 01h e Domingo de 15h à 01h


 

Porks Castelo

Rua Castelo de Alenquer, 50 – Bairro Castelo

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h às 00h. Sexta das 17h à 01h.  Sábado das 15h à 01h e Domingo de 15h à 00h


 

Porks Praça Tiradentes

Praça Tiradentes, 51

Horário de funcionamento: 17h às 22h

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h às 00h. Sexta das 17h à 01h.  Sábado das 13h à 01h e Domingo de 15h à 00h




09 maio 2022

Vodka brasileira premiada como a melhor do país promove lançamento no Porks

 



Marca vai se instalar em BH e planeja expansão pelo Sudeste

Entre 16 e 19 de maio, cinco coquetéis elaborados com a vodka Bacco Spirit serão servidos na casa, com novidades no cardápio, receitas especiais e promoção: comprando um, você ganha o segundo das 17 as 21h. São cinco drinks que participam desta ação de lançamento, como o clássico Moscow Mule, além do Chupa Essa Manga, com suco de manga e pimenta rosa, o Cosmopolitan, com Cointreau, limão e xarope de cramberry, o Porks Fire, com licor de canela e suco de maracujá. E mais o Apple Pie, com licor de canela, maçã verde e limão.

A vodka nacional Bacco Spirit também é de Curitiba como o Porks e  alcançou o topo em concursos nacionais e internacionais. Já está em 12 estados e chega agora em BH pelo Porks. A Vodka Standard Bacco Spirit foi eleita a melhor vodka do Brasil no 20º Concurso Brasileiro de Vinhos e Destilados em 2021. A bebida conquistou também medalha de ouro no concurso mundial World Vodka Awards este ano (2022), na categoria neutra e pura, sendo eleita a melhor do Brasil e brigando inclusive pelo título de melhor vodka do mundo. Foi a primeira vodka nacional a alcançar tal feito.

Em 2017, os amigos Gilmar Luiz Tomasson, Hyan Assano e José Henrique Tomasson, inconformados com o fato de tantos produtos bons e corriqueiros produzidos mundo a fora não fossem feitos com qualidade no Brasil, viram uma grande oportunidade de criar a própria bebida. Assim nasceu, em Curitiba-PR, a Bacco Spirit, casa de bebidas destiladas produzidas artesanalmente, fruto de tradições e conhecimentos mesclados com as particularidades e ingredientes nacionais, com o objetivo de ser a porta de entrada ao mundo das bebidas de alto nível a um custo acessível.

A Bacco Spirit começou com uma receita de família do Limoncello, licor de limão siciliano típico da Sicília, na Itália, que foi aprimorada até a receita atual. Em 2018 foi a vez do carro-chefe da marca, a Vodka Standard, produzida a partir da cevada. No mesmo ano o portfólio aumentou com lançamento da Fire, licor de canela de origem canadense. Atualmente a marca está presente em 11 estados, mais o Distrito Federal. Com uma produção anual de 60 mil litros, a Bacco Spirit lançou a linha de concentrados com o objetivo de levar inovação e praticidade para os clientes. Trata-se de um produto inovador voltado para o preparo de drinques.

Em 2021, a Bacco Spirit faturou R$ 300 mil, e a expectativa para 2022 é faturar entre R$1,8 e R$ 2,2 milhões com a consolidação da marca na região Sul e a expansão da operação própria para Belo Horizonte (MG), que atenderia as regiões Sudeste e Nordeste. Além dos pontos de vendas em diversos estados, a marca vende para o consumidor final através do site: https://www.baccospirit.com/.


Sobre o Porks:

“A carne suína voltou a ser uma tendência em todo o mundo. No Porks oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional. Agora, queremos expandir nossa atuação no mercado jovem mineiro, e temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais, tudo isso potencializado por um ambiente leve e aconchegante”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.

Seguindo modelos internacionais, o Porks aposta em uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou de pé, até mesmo, na rua. “Nosso modelo de negócio prioriza a experiência única, com muita agilidade no atendimento”, comenta Netto. Para isso, a casa trabalha com preparos deliciosos, que exploram toda versatilidade da carne de porco, e de fácil consumo. No menu, petiscos e sanduíches incríveis, desenvolvidos a partir de receitas exclusivas criadas pela rede.

Entre os destaques do cardápio estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; e o Pork Burrito, novidade da casa, feito com burrito mexicano recheado com pernil desfiado, cheddar, sour cream, cebola caramelizada e chips de batata.

Para quem curte ótimos petiscos, a casa trabalha com uma série de opções criativas e com sabores inconfundíveis. Entre os destaques estão a Porkspóca, pururuca de porco crocante temperada com sal de lemon pepper; o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar; entre outras opções. Propondo uma harmonização completa, a rede trabalha com uma grande variedade de chopes artesanais e mais de dez opções de drinks.


Porks Savassi

Rua Fernandes Tourinho nº 19 – Loja 4, na Savassi.

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h à 01h. Sexta das 17h às 02h.  Sábado das 15h às 01h e Domingo de 15h à 01h

https://www.instagram.com/porks_savassi/


Porks Castelo

Rua Castelo de Alenquer, 50 – Bairro Castelo

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h às 00h. Sexta das 17h à 01h.  Sábado das 15h à 01h e Domingo de 15h à 00h

https://www.instagram.com/porkscastelo/


Porks Praça Tiradentes

Praça Tiradentes, 51

Horário de funcionamento: 17h às 22h

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta das 17h às 00h. Sexta das 17h à 01h.  Sábado das 13h à 01h e Domingo de 15h à 00h

https://www.instagram.com/porks_pcatiradentesbh/

06 maio 2022

Após dois anos, maior evento cervejeiro de Minas retorna com pauta gastronômica turbinada

 

O Experimente está de volta! A maior feira das cervejarias artesanais de Minas Gerais, será reinaugurado no próximo dia 21 de maio, desta vez no rooftop do Boulevard Shopping de 12 às 20h com entrada gratuita.

Para os amantes do universo das produções cervejeiras, a tradição do Experimente continua e na retomada do evento serão 20 estandes, reunindo cerca de 100 rótulos dos mais diversos estilos dentre eles as Cervejarias Albanos; São Sebastião; Capapreta; Furts; Dunn; Vinil dentre outras permitindo aos degustadores viajarem por sabores que remetem a escolhas clássicas alemãs, belgas, inglesas e americanas.

A gastronomia, aliás, promete ser literalmente um prato cheio no evento, pois o publico poderá se deliciar entre cervejarias, restaurantes e food bikes. Dentre as atrações já confirmadas  os restaurantes do Porto; DJANGO; Maria das Tranças;Pizza Sur; Andaluz e dentre outros. Haverá desde comidas mais tradicionais, como hambúrgueres, batatas rústicas, bolinho de bacalhau e pasteis, até opções mais bem peculiares, como frango ao molho pardo, pastel de angu, linguiça angus e camarão empanado.

Já as atrações musicais continuam no bom e velho rock n roll ao som das bandas Maoe (rock); Snowblind (Pearl Jam) e Metalica Cover Brasil que dispensa qualquer comentário né!

Cerveja, gastronomia e música podem ser uma combinação tentadora para o público adulto, mas o Experimente vai abrir as portas também para o público infantil. A principal atração para as crianças será um amplo espaço kids, onde haverá brinquedos infláveis e comidas típicas do mundo infantil para que elas também se deliciem com o novo projeto da feira. A ideia é atrair não apenas os apreciadores de cerveja, mas também famílias que gostam de aproveitar de uma boa gastronomia sem privar as crianças da diversão.


Evento: Experimente

Dia: 21 de maio

Hora: 12h às 20h

Local: rooftop do Boulevard Shopping (Av. Andradas, 3.000 – Santa Efigênia)

Entrada Gratuita

Instagram @projeto.experimente

29 abril 2022

Pessoas com deficiência podem fazer o curso 'Oratória de Alta Performance' de forma gratuita

 

Parceria entre o Instituto Ester Assumpção e o Grupo Voitto tem como objetivo ensinar técnicas para o público se comunicar de maneira assertiva

Trabalhar ferramentas para melhorar a comunicação interpessoal e, assim, estreitar relacionamentos profissionais. Esse é um dos objetivos do curso Oratória de Alta Performance, oferecido de forma gratuita para pessoas com deficiência graças à parceria estabelecida entre o Instituto Ester Assumpção e o Grupo Voitto. Ministrada pela professora Liliane Luchin, a qualificação, que vai ajudar os interessados a se comunicarem de maneira assertiva, está com inscrições abertas até o dia 30 de abril através do site do Grupo Voitto.

De acordo com Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, essa é uma ótima oportunidade única para quem deseja desenvolver a comunicação interpessoal. “O fato é que falar em público é o maior medo de muitas pessoas. Seja no palco, em apresentações de slides, entrevistas com profissionais de RH e outras situações, fazem algumas pessoas ficarem com as mãos suando e o coração totalmente acelerado. Sendo assim, para os que se enquadram nesse tipo de situação, o curso ‘Oratória de Alta Performance’, em parceria com o Grupo Voitto é a pedida certa. É a chance de a pessoa ter o acesso necessário a técnicas de relaxamento, respiração, comunicação dicas para se sair bem”, comenta.

Segundo a especialista, o curso chega para mostrar que praticar a fala é uma excelente saída para deixar o medo de lado. “Durante o curso de oratória, o aluno praticará diversos exercícios que facilitarão a forma de se apresentar em público. Assim, ele estará cada vez mais familiarizado com esse tipo de exposição e saberá como se portar durante as apresentações diante de uma plateia. Como resultado, maior confiança e segurança em si para enfrentar diversas situações em que terá que expressar ideias na frente de pessoas, sejam elas conhecidas ou não, inúmeras ou não. Assim, após o curso eles serão capazes de se comunicar de forma assertiva”, finaliza.

Para aproveitar a oportunidade

Para fazer o curso sem pagar nada, basta acessar site do Grupo Voitto e inserir o cupom ‘OGORATORIAIEA’ no momento da compra. As inscrições podem ser realizadas até 30 de abril.

Sobre o Instituto Ester Assumpção

Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.

Site: www.ester.org.br

Instagram: https://www.instagram.com/institutoesterassumpcao/

Facebook: https://www.facebook.com/institutoesterassumpcao/


Serviço

Curso gratuito – Oratória de Alta Performance

Inscrições: até o dia 30 de abril pelo site:

https://www.voitto.com.br/digital/oratoria-de-alta-performance

Aplicar cupom OGORATORIAIEA para ter 100% de desconto

Trem Pra Fazer revela a cidade de Contagem por outros olhares

 

Trem Pra Fazer, iniciativa do jornalista Felipe Pedrosa, tem visitado pontos importantes da cidade metropolitana de BH e provado que o local não é apenas dormitório


Nos trilhos desde 2015, o Trem Pra Fazer, que faz uma curadoria online de onde comer, visitar e, de fato, do que fazer nas cidades por onde passa, abriu 2022 com uma missão: mostrar para a sociedade que Contagem, município metropolitano de Belo Horizonte, é muito mais do que um ambiente dormitório, um parque industrial e um território de passagem. Contemplado no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Contagem, o projeto, desde março, vem mostrando nas redes sociais as riquezas da chamada “Terra das Abóboras”.

“Quando o Trem Pra Fazer nasceu, no segundo semestre de 2015, a missão já era desmistificar Contagem, principalmente para as pessoas que carregavam, ou ainda carregam, um certo preconceito sobre o município. Eu cansei de ouvir que Contagem não tinha nada pra fazer e, por isso, lancei o Trem Pra Fazer, que, no primeiro momento, era uma espécie de agenda cultural da cidade”, conta Felipe Pedrosa, jornalista especializado em cultura, diretor do documentário “Bênção” (2012), que retrata o benzedor Mário Brás da Luz, e fundador da iniciativa online.

Apesar da missão inicial, o Trem Pra Fazer conquistou outros territórios. Ao longo dos anos, o turismo e a gastronomia viraram os principais assuntos abordados pela página. Inclusive, Felipe Pedrosa foi jurado do Comida di Buteco e da revista “Veja Comer e Beber BH”, em distintas oportunidades. “Agora, com o aporte do edital, eu pude voltar os meus olhares para Contagem, mostrando o que o município tem a oferecer e, muito mais do que isso, alimentando o sentimento de pertencimento à cidade. A partir do momento em que as pessoas sentem que fazem parte de um determinado local, a visão muda, o cuidado aumenta e o combate às chancelas pejorativas ganham força”, frisa o jornalista, que foi um dos primeiros influenciadores digitais a mostrar Contagem.

Entre os locais já visitados pelo Trem Pra Fazer, estão a Casa de Cultura Nair Mendes, que é um dos imóveis mais antigos de Contagem; o Parque Ecológico do Eldorado e o Parque Ecológico Gentil Diniz, que são dois pulmões da cidade; a Coluna Bracher, um monumento em homenagem à Comunidade dos Arturos; e o bairro Retiro, já quase na divisa com Esmeraldas. “O retorno do público, tanto o que não conhecia a cidade quanto dos próprios moradores, tem sido muito positivo. No entanto, eu fiquei surpreso com a repercussão entre os moradores do Retiro, que é um dos bairros mais antigos da cidade, onde tem um time de futebol fundado na época da Ditadura Militar. Essa galera, ao ver o local onde mora retratado de uma maneira positiva, chegou a me agradecer. Isso é o mais importante: o sentimento de pertencimento”, destaca.

A série intitulada Trem Pra Fazer em Contagem pode ser acompanhada no Instagram, no perfil @tremprafazer. Até o segundo semestre deste ano, conteúdos distintos sobre a cidade de Contagem vão ser compartilhados. “Não vejo a hora de começar a mostrar os bares, restaurantes e a riqueza gastronômica da cidade. Tem muita coisa legal vindo aí, além de um documentário sobre uma cena musical que movimentou a juventude do município”, finaliza Felipe Pedrosa.


Onde ver? @tremprafazer


Quem é Felipe Pedrosa?

Jornalista formado no Centro Universitário Newton Paiva e pós-graduado no Centro Universitário Una, Felipe Pedrosa, de 33 anos, está diretamente envolvido na cobertura cultural desde 2011. Ao longo do tempo, ele dirigiu o documentário “Benção”, que pode ser visto no YouTube; foi um dos autores do livro “Remetente Nº 15”; e atua há mais de uma década nos jornais e mídias da Sempre Editora, onde hoje ocupa o cargo de Editor Adjunto de Cultura, Entretenimento e Variedades. Além, é claro, de ter criado o projeto Trem Pra Fazer. Pedrosa ainda foi jurado do Comida di Buteco, em 2018 e 2021, e da “Veja Comer e Beber BH”, em 2019. Nos últimos anos, ele ainda teve a oportunidade de trabalhar com o bloco Pena de Pavão de Krishna, com a Namarra Cultural, com o Grupo Trama de Teatro, com o Ceia e com a Associação Move Cultura.

Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

  Pesquisa mostra que um a dois dias por semana no escritório é o ideal para a produtividade; Campanha promovida pela Woba abrange mais de 2...