01 janeiro 2014

Variações Sobre um Mesmo Tema nas Entrelinhas com Gessinger

 




GESSINGER, Humberto. Pra Ser Sincero: 123 variações sobre o mesmo tema. Caxias do Sul, RS; Belas Letras, 2009. 304p.

Em seu livro intitulado “Pra Ser Sincero”, nome de uma das musicas do disco O Papa é Pop de 1990, Gessinger trás historias da banda misturado com acontecimentos pessoais.

Como historias da banda que nasceu para durar apenas um dia em 11 de janeiro de 1985 e que durou até 2009 com o power duo Pouca Vogal “A banda que montamos para durar uma única noite estava virando uma banda pra durar algumas semanas.” Pag.19

“Cantar não era algo que me dava prazer. O que eu queria fazer era tocar algum instrumento e compor.” Pag.19

 “sempre achei a limitação de um trio estimulantes. Compor, fazer arranjos e tocar nesse formato é estar numa interessante esquina entre arte e oficio.” Pag.22

Ja as historias particulares como em 1992 com o nascimento de Clara, 1994 a  saída de Augusto Licks da banda; 1995 um acidente de carro em Espirito Santo; 1997 a saída de Carlos Maltz da banda e 1998 o chat que acontecia todo dia 11 e depois as twitcams que também aconteciam nos dias 11.

“Quando gosto de algum artista, quero saber tudo sobre seu trabalho.” Pag.14

“É natural que ao conhecer um artista, a indústria, os críticos e os fãs se perguntem com quem ele se parece. Mas é preciso que o artista se pergunte o que é que só ele tem.” Pag.24

No segundo capitulo Gessinger trás também 123 letras de canções já conhecidas pelos fãs e letras inéditas com comentários de Gessinger ao lado das letras das canções explicando títulos e letras.

ü  Em Paz – 1990
ü  A Noite Inteira – 1990
ü  Porão – 1995
ü  Perdão é uma borracha macia - 1999

 E no ultimo capitulo “Pra Entender” para fechar em grande estilo conta com os comentários de Luís Augusto Fischer.




GESSINGER, Humberto. Mapas do Acaso: 45 variações sobre um mesmo tema. Caxias do Sul, RS; Belas Letras, 2011. 144p.

Neste livro, Gessinger  conta momentos especiais desde sua infância e conta historias dos Engenheiros do Hawaii em suas varias variáveis trajetórias.

No capitulo Âncora, Gessinger trás notas mentais para uma próxima vida.
“a cada gesto que fiz ou deixei de fazer, devo ter ganhado fãs, perdido fãs. Só artistas acomodados tem mais fãs do que fã-tasmas.” Pag.13

Já no capitulo Vela, Gessinger trás um breve histórico das cidades que tocou por todo o Brasil e segue os números: RS – 99 cidades; MG – 97 cidades;     SP – 74 cidades; SC – 55 cidades e RJ – 26 cidades

As canções ineridas também aumentaram sendo elas:
Ø  Sweet tulipa
Ø  Literata
Ø  São Pedro
Ø  Breggae
Ø  Pra frente é que se anda
Ø  Onde menos se espera
Ø  O que você faz a noite
Ø  Matemática moderna
Ø  Incenso de canela
Ø  Delivery
Ø  Quase la

Ø  Hoje eu nasci desse jeito



GESSINGER, Humberto. Nas Entrelinhas do Horizonte. Caxias do Sul, RS; Belas Letras, 2012. 160p

Em seu novo livro "Nas Entrelinhas do Horizonte" Gessinger nos da uma aula de teorias e hegemonias espalhados entres os capítulos do livro, como pro exemplo no capitulo 12 - Efeito Manada ( a patrola e a patrulha).

Gessinger também conta como é bom os momentos em que voltou a ser criança:


"Sempre que deixei de ser criança, voltei a ser. E como é bom voltar as delicias e aos medos da infância!" (p.8)


"Nada pode ser mais real do que as fantasias das crianças, nem a realidade fantasiosa dos adultos. Ser criança é ter os pés no chão. A cabeça nas nuvens é uma triste necessidade de adultos." (p.20)


Em outra parte do livro nos trás a exposição talvez desnecessária da vida:


"Com a exposição total de tudo de tudo o tempo todo, é impossível CRIAR um personagem. o máximo que se pode fazer é SER um personagem. 24h por dia.

Qual a diferença entre criar um personagem e transformar o que já somos em personagem? Taí um papo pra outra hora. com a palavra, os psicanalistas e as revistas de fofoca." p.47-48

já a hegemonia da coisa, ou melhor, a hegemonia do mundo vem a partir do efeito manada no qual Gessinger revela que a hegemonia o irrita.


"Hegemonia me irrita. Melhor: me dá sono. Melhor ainda: Irrita e dá sono. Seja nas relações pessoais, na moda, na tecnologia ou mesmo no futebol (...) o "efeito manada" não acontece só nas camadas mais populares. (...) Existe o melhor beijo? Até pode existir, mas só na opinião de no máximo, duas pessoas. O melhor beijo jamais será hegemônico." p.69/70


E para fechar o livro com chave de ouro e dente de ouro, Gessinger trás perguntas em que ele sonhará em responder como as famosas especulações de seu dente de ouro e faz um autorretrato de si nas entrelinhas do horizonte da vida.





    GESSINGER, Humberto. Seis Segundos de Atenção. Caxias do Sul, RS: Belas Letras, 2013. 168p.

     Em Seis Segundos de Atenção, Gessinger lembra um fato que aconteceu em 1938 o relato jornalistico "A Guerra dos Mundos" uma invasão de extraterrestres e que causou pânico em várias pessoas nos EUA.
      
     O mesmo aconteceu com Gessinger numa páscoa de sua infância, quando uma rádio resolveu narrar a Paixão de Cristo da mesma forma que A Guerra dos Mundos, "Até hoje não sei se essa experiência é causa ou consequência da minha paixão pelo rádio" fato que deixou Gessinger profundamente impressionado.

     Gessinger também trás no capitulo "Frutos do mar" uma história engraçada e triste vivida por ele no natal. Também nos trás músicas inéditas recheadas de regionalismo como Essas vida da gente e Recarga como rancheira.
  •      Milonga xeque-mate 2012
  •      Missão 2012
  •      Insular 2013
  •      Milonga orientão 2013
  •      Qual é a sua graça? 2012
  •      Vento que venta lá também venta aqui 2012
  •      Bora 2012
  •      A ponte para o dia 2012
  •      Essas vidas da gente 2012
  •      Tudo está parado 2011
  •      Recarga 2012
  •      Olhos abertos 1989
  •      Tchau radar - a canção 2012
       Abaixo alguns trechos do livro:


     "Nem sempre é fácil saber qual é nosso ramo. E há várias maneiras de se posicionar num mesmo ramo; várias formas de ser médico, poeta, engenheiro, político... também há várias formas de não ser nada. Não nos deixemos cabrestear pelos esterótipos!" (p.23-24)

      "Se quiser (se puder) a gente aprende com os menores gestos das pessoas agraciadas com algum dom (e todo mundo tem algum). Quando alguém está de corpo e alma, até os ossos, mergulhado em sua magia, o fundamental e o insignificante são inseparáveis, o geal e o particular se fundem." (p.31)

    "A vida fica muito maior quando estamos atentos e abertos ao aprendizado nos pequenos detalhes, quando nos livramos da prepotência das verdades absolutas." (p.32)

      "Independente do meio, virtual ou real, e da coerência entre forma e conteúdo, um diálogo é sempre construído por duas partes, a que emite e a que recebe. Bonito, né? Mas tem seus riscos. Muita coisa pode se perder no pequeno trajeto entre a boca de um e o ouvido do outro, na fração de segundo em que a mensagem atravessa o cabo de fibra ótica." (p.59-60)

     "Se a necessidade é a mãe da invenção, talvez a escassez de informação ordenada, racional, seja a mãe da intuição." (p.80)

     "Meus defeitos são muitos e a essa altura do campeonato, vocês já devem conhecer todos. Os reais e os inventados." (p.149)
      
     



Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

  Pesquisa mostra que um a dois dias por semana no escritório é o ideal para a produtividade; Campanha promovida pela Woba abrange mais de 2...