16 setembro 2011

Semana Farroupilha em BH


Não é só no Sul do país que é comemorado a Semana Farroupilha.
Em Belo Horizonte também se comemora a tradição gaúcha, e esse ano o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Raízes do Sul comemora a Semana Farroupilha 2011, a festa será realizada de 16 a 20 de setembro.

A festa traz o bom e velho churrasco ao fogo de chão, apresentação de dança típica com o grupo CTG Raízes do Sul e muita musica.

O evento que terá duração de 5 dias proporcionará para os belorizontinos uma oportunidade de conhecer um pouco mais a tradição e a cultura gaucha vinda do sul do país.

E para os gaúchos que moram em Minas terão a alegria de participar da festa e compartilhar a cultura com o povo mineiro, gaúchos de coração.

Mais inf: acesse Grupo Raízes do Sul

CURIOSIDADE: Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é um evento festivo do estado do Rio Grande do Sul, que se inicia dia 14 de setembro a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha.

O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a maior revolução do Brasil que durou 10 anos e tinha como ideal a fundação de uma república independente do antigo Império Brasileiro.

As comemorações da Revolução Farroupilha, relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835.

A data e o fato ficaram marcados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Fonte: SemanaFarroupilha

08 setembro 2011

Grupo Canteriando pela 2° vez em BH

A capital mineira recebeu pela segunda vez o Grupo Canteriando que esteve presente nas comemorações dos 82 anos do Mercado Central para uma grande festa realizada para os belorizontinos.

O grupo esteve presente na calvalgada de Betim que foi realizada na terça-feira (06) à noite no Parque de Exposição David Gonçalves Lara, onde foi realizado um churrasco campeiro com a presença dos tropeiros.

Já no dia 07 de Setembro, o quarteirão da Rua Goitacazes, foi fechado para a realização dos shows gratuitos que contou também com a participação de outros artistas da cena mineira dentre eles a banda Tianastacia.

O evento contou com a presença de cerca de 8.000 pessoas na comemoração do Mercado Central, que é considerado um dos mais tradicionais espaços de Belo Horizonte.

05 setembro 2011

Salão do Livro Infantil e Juvenil de MG

A Serraria Souza Pinto recebe, no período de 1° a 11 de setembro, o evento que promove a democratização do acesso ao universo do livro: o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais.

Com programação variada, que inclui mesas-redondas, oficinas, diálogos literários, espetáculos teatrais e atividades artísticas, narrações de histórias, cinema e exposições, o evento vai reunir autores e artistas de vários cantos do Brasil, dentre eles: Affonso Romano de Sant’Anna, Bartolomeu Campos de Queirós, Duílio Gomes, Ferreira Gullar, Flávia Savary, Lígia Cademartori, Luís Gifonni, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colasanti, Miqueias Paz, Peter O’Sagae, Ronald Claver, Ruth Rocha, Sandra Bittencourt, Sandra Lane, Tino Freitas, Vera Maria Tietzmann da Silva e Ziraldo.

O evento é realizado pela Câmara Mineira do Livro e pela AHPCE Gestão Cultural, e produzido pela Plataforma Produção Cultural.

Programação:
Período: 1 a 11/09
Horário: Dias úteis - 9h ás 21h
Feriados e Fins de Semana - 10 ás 20h

Entrada Franca

Local: Serraria Souza Pinto
Avenida Assis Chateubriand, 809 - Centro
Tel: (31) 3213-3434

Mais informações: http://www.salaodolivro.com.br/

Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

  Pesquisa mostra que um a dois dias por semana no escritório é o ideal para a produtividade; Campanha promovida pela Woba abrange mais de 2...