26 setembro 2010

Protético: uma profissão em alta

O mercado necessita de bons profissionais nessa área, mas para ter sucesso no setor é preciso talento, dedicação e disposição para acompanhar os avanços tecnológicos.

Muita gente já precisou dos serviços desse profissional, mas a maioria não faz idéia do trabalho do protético que é conhecido também como técnico em prótese dentária. Ele é um dos responsáveis por criar novos sorrisos, apesar de muitos atribuírem este trabalho apenas aos dentistas.
Ele confecciona aparelhos dentários em metal, resina e porcelana para implantes e peças removíveis ou fixas, entre outros procedimentos. No Brasil existem cerca de 20 mil protéticos formados em pelo menos 40 escolas técnicas espalhadas por todas as regiões, de acordo com dados do Conselho Regional de Odontologia.

O protético Maciel Azevedo de 45 anos, esta no mercado há 25 anos. Ele começou na profissão por indicação de um amigo e passou por vários treinamentos na própria empresa. “Nunca falta trabalho, mas é preciso uma constante atualização, ficar de olho no que tem de novo na odontologia”, explica Maciel. Para ele é no final do ano que o trabalho aumenta, nesse período, o profissional chega a ganhar cerca de sete mil reais por mês.

Quem concluiu o curso de protético pode trabalhar em clinicas odontológicas, em atendimento aos clientes de determinado dentista, ou caso aluno tenha um espírito empreendedor poderá montar seu próprio laboratórios de prótese dentaria.

É o caso de Rubens Gontijo, 44 anos, esta no mercado há 25 anos. Ele começou na profissão como office-boy e depois surgiu a oportunidade de trabalhar como protético. No começo não fez curso, aprendeu com os colegas e após 18 anos de profissão, fez um curso de aperfeiçoamento. “É uma profissão que você não cansa muito, pois trabalha sentado. E não existe desvantagem e sim profissionalismo”. Afirma Rubens Gontijo.

Em Belo Horizonte são pelo menos cinco instituições que oferecem o curso, todas são particulares. Na escola M.Martins, por exemplo, que está no mercado há mais de onze anos. A duração do curso é de dois anos e o investimento é de R$264,00 por mês, entre mensalidade, e aquisição de materiais necessários desde o primeiro módulo. Como se trata de um curso técnico é preciso que os interessados tenham concluído o ensino médio.

As novidades tecnológicas no mercado odontológico abrem portas para muitos profissionais e dá oportunidade para pessoas atualizadas, que irão fazer á diferença no mercado. Através de feiras tecnológicas, exposições sobre novos materiais, cursos, palestras, etc.

Siro Kiatake, técnico em prótese dentária e dono do laboratório de Prótese Siro Ltda, está há 45 anos nesse mercado e diz com entusiasmo, “Esta é uma profissão bonita e respeitada”. Ele emprega atualmente dois estagiários, mas muitos outros já passaram por lá. “O curso é necessário, mas o que vale é a prática.” Kiatake acrescenta que em seis meses de estágio dá para melhorar bem a habilidade e produtividade, mas o profissional deve se preparar para fazer muitos cursos de aperfeiçoamento.

Escolas que oferecem o curso

Escola de Prótese Odontológica M Martins
Rua Araguari, 628 - Barro Preto, BH Tel,: 3275-3091

CEMEODONTO / CEMEOTEC
Rua Sergipe,353 - 2º andar - Funcionários Tel.: 3274-6255

CTO - Dagoberto
Rua Aquiles Lobo, 457 - Floresta Tel.: 3226-7201

Escola de Protese Odontologica M Martins
Rua Araguari 628 - Santo Agostinho Tel: 3275-3091

Instituto Modal
Rua Bernardino de Lima 358 - Gutierrez Tel: 3372-4131

Odonto Expert Escola de Prótesse
Av. do Contorno, 2905 – sala 601 - Santa Efigênia
Tel.: 3241-6004 /3241-3352


Reportagem Cecília Couto e Priscila Mendes.

7 comentários:

  1. esse rubens ai eu conheço , ele dá d + da conta , ele e os funcionarios , competem para ver quem da mais duarnte o mes , geralmente ele ganha... é um viadinho.

    ResponderExcluir
  2. onde poss fazer esse curso em bh e qquant custa?

    ResponderExcluir
  3. meu email param resposta E FA.EL69@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. tenho 18 anos trabalho como auxiliar de consultorio odontologico, já faz dois, me indentifiquei muito nessa aréa, (faço planos de cera).Moro em minas mais em outra cidade gostaria de saber se para fazer esse curso prescizaria morar em BH?tem como fazer o curso EX: nas ferias? qual o horario?gostaria de saber como funciona.. mande por imail por favor= hermogenicaazevedo@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  5. ola,estou fazendo curso protese dentaria,quero saber se é dificil para entrar no mercado de trabalho?quando tenho que investir para montar o laboratorio?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A PRÓTESE PRECISA DE MUITA APTIDÃO...E PACIÊNCIA E [E MUITO DIFÍCIL ENTRAR NO MERCADO...MAS SE GOSTAR VAI [A LUTA.

    ResponderExcluir

Dia do Coworking: Reservas gratuitas em espaços compartilhados em todo o Brasil

  Pesquisa mostra que um a dois dias por semana no escritório é o ideal para a produtividade; Campanha promovida pela Woba abrange mais de 2...